Guarda Municipal de Embu das Artes conclui treinamento de combate às drogas

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 12/08/2014

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Embu das Artes, concluiu sexta-feira (8/8), o curso de combates às drogas, promovido dentro do programa do Governo Federal “Crack, é possível vencer”.

A formação iniciada em julho, contou os módulos “Multiplicadores de Polícia Comunitária”, “Técnica de Abordagem a pessoas em situação de risco (Tepac 1) na rede de atenção e cuidados” e   “Tepac 2 - Abordagem”, 45 guardas participaram dessa primeira turma.

Durante a cerimônia de encerramento, o comandante da GCM, Dirceu Alves, disse acreditar no potencial transformador da formação: “A violência no Brasil mata mais do que em qualquer guerra do mundo. É preciso mudar a filosofia de segurança pública e esse curso é um passo importante para isso. Um terço do efetivo da GCM participou dessa formação, tenho certeza de que todos sairão daqui com uma visão diferente”.

Paulo Giannini, secretário de Governo, lembrou que as drogas são opressoras e que cada um deve fazer a sua parte: “É preciso tirar o chapéu para o Governo Federal, que levantou as mangas para trabalhar essa questão. As drogas destroem a vida de muita gente e nem sempre são levadas para a discussão, muitos ainda se sentem impotentes frente a esse assunto. O nome desse programa é muito oportuno, é mesmo possível vencer, desde que cada um aceite a própria responsabilidade”.

A secretária de saúde, Sandra Fihlie, parabenizou a GCM e reafirmou o empenho do Governo Municipal no combate às drogas: “Parabéns aos guardas que concluem hoje esse curso. O tempo da capacitação pela qual vocês passaram, faz de vocês especialistas. Não se luta contra o crack sozinho, essa ação intersecretarial prova que estamos juntos lutando pela nossa população”.

O curso faz parte do pacto de combate às drogas, assinado em julho deste ano, entre a Prefeitura e o Governo Federal.  Além da formação, a parceria também garantirá novos equipamentos para a atuação da GCM no combate às drogas. O kit cedido ao município será composto por duas motos, dois carros, um microônibus com uma central de monitoramento e mais 20 câmeras, pistola teaser (inibe o movimento) e gás lacrimogêneo.

Participaram do evento os secretários Paulo Vicente dos Reis (Educação), Silvino Bomfim (Esportes) e Nilraci Souza (Amlurb), os adjuntos Fausto Martino (Saúde) e Paulo Petronilho (Governo), o presidente da Câmara Municipal, Doda Pinheiro, e os vereadores Rosana Almeida e Clidão do Táxi.

Comentários