Jovens de Taboão participam de discussão sobre o estatuto da criança e do adolescente

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 27/06/2010

Cerca de 120 jovens participaram na última quarta-feira, 23, do Encontro Lúdico Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, com o tema “20 anos do ECA e o protagonismo infanto-juvenil: Um Outro Mundo é possível”,  realizado pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O objetivo do evento, que aconteceu no auditório da Secretaria, foi discutir a aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) nos dias de hoje e eleger delegados para representar o município no encontro regional. 

No público, estavam alunos do Projovem Adolescente, do programa Jornada Ampliada e de Organizações e entidades que promovem projetos sociais com crianças, como a ONG Sal da Terra, e o Projeto Uirapuru. A assistente social Simone Paggi e o psicólogo Luis Fernando Saraiva comandaram o encontro que também contou com a presença do presidente do CMDCA, Walter Aparecido Santos.  

Os jovens fizeram uma reflexão sobre os vinte anos do Estatuto e depois assistiram a apresentação do curta metragem “Vida Maria”. O filme mostra as diferentes etapas da vida de uma menina que vive no sertão, da infância à velhice e que aos cinco anos de idade larga os estudos para trabalhar. “Com o vídeo, iniciamos a discussão sobre o trabalho infantil e da reprodução de modelos. Vimos que a mãe ensina a menina logo cedo que o estudo não tem importância, então quando a menina cresce, vira mãe e também passa a mesma mensagem errada para os filhos”, explica Simone.

Os jovens formaram grupos para discutir sobre o filme e sua mensagem e depois elaboraram propostas para o encontro regional e foram eleitos seis delegados que irão representar Taboão da Serra no encontro em setembro. Os titulares eleitos foram Wagner Isabel de Oliveira, Aline Fernades dos Santos e Maria Vitória Amabili Silva. 

Simone ressaltou que o encontro era de jovens, mas que as crianças também estavam representadas no encontro através dos desenhos expostos nas paredes do auditório. “Os monitores do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) realizaram um trabalho pedagógico com as crianças e elas expressaram desenhando o que entendem sobre seus direitos”. 

O encerramento do evento ficou por conta das apresentações dos grupos do Projovem do CRAS Pirajuçara, que cantaram rap e dos grupos dos CRAS’s Saporito e Vila Sônia que encenaram uma peça teatral com o tema do encontro.  


Encontro Lúdico
O Encontro Lúdico é uma iniciativa onde crianças e adolescentes do Estado de São Paulo se reúnem para avaliar a implementação do ECA e possibilitar um amplo processo de discussão, reflexão e de proposição, visando o fortalecimento do protagonismo infanto-juvenil. Nos dias 10, 11 e 12 de setembro acontecerá o IV Encontro Lúdico Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (DCA). 

Texto e foto: Nely Rossany

Comentários