Itapecerica avança no atendimento ao Pacto pela Alfabetização na Idade Certa

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 20/07/2014

O Departamento de Apoio Pedagógico da Secretaria de Educação de Itapecerica da Serra realizou no último dia 15 de julho uma reunião com os diretores da rede municipal. O objetivo foi articular um estudo sobre o P.N.A.I.C (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa).

O P.N.A.I.C é um acordo formal assumido pelo Governo Federal, Estados e Municípios para assegurar a plena alfabetização de todas as crianças até, 8 anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

As ações do Pacto apoiam-se em quatro eixos fundamentais de atuação, dos Professores de 1º, 2º e 3º anos da rede municipal de Itapecerica da Serra: Formação continuada presencial para professores alfabetizadores e Orientadores de Estudo; Materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais; Avaliações sistemáticas; Gestão, controle social e mobilização.

A Prefeitura de Itapecerica está proporcionando investimentos financeiros para capacitações aos orientadores de estudos e coordenadores locais, realizadas nas cidades de São Carlos e Mogi das Cruzes mensalmente.

Esses orientadores de estudos estão multiplicando os saberes adquirido nas viagens e dos estudos com o material do P.N.A.I.C. para aproximadamente 185 professores do ensino fundamamental da rede municipal. Em 2013, os professores alfabetizadores participaram da formação com carga horária de 120 horas, objetivando, sobretudo, a articulação entre diferentes componentes curriculares, com ênfase em linguagem.

Já em 2014, a duração do curso será de 160 horas, objetivando aprofundamento e ampliação de temas tratados em 2013, contemplando também o foco na articulação entre diferentes componentes curriculares, mas com ênfase em matemática. As estratégias formativas priorizadas contemplam atividades de estudo, planejamento e socialização da prática em sala de aula.

Em agosto haverá a entrega dos certificados aos docentes que participaram em 2013 e concluíram as 120 horas de estudos do P.N.A.I.C., em sessão solene com a presença do prefeito Chuvisco e do secretário de Educação, João Valério; para assim encerrar a primeria etapa de estudos e apoio pedagógico aos docentes de 1º, 2º e 3º anos, oferecidos pela pasta.

A Secretaria de Educação avalia que é muito importante que os professores alfabetizadores tenham todo o apoio do Diretor de Escola e do Orientador Pedagógico em relação ao cumprimento das ações referentes ao P.N.A.I.C, sejam na parte de utilização dos recursos tecnológicos, recursos fotográficos e de filmagens das aulas e projetos e registros escritos; materiais estes necessários para o desenvolvimento do trabalho com os alunos, para divulgação do trabalho realizado nas escolas de ensino fundamental de Itapecerica da Serra.

O encontro do último dia 15 serviu ainda para apresentar a equipe de orientadores de estudos composta pelos docentes Ana Lúcia Barbosa Lima Costa, Carla Cocco Belchior, Christiane Souza Monzine, Dezailda Vieira Galvão Marques, Gerson Ruas de Souza e Maria Sônia da Silva, além da coordenadora local Profª Luzia de Fátima Ferreira Marques Oliveira e o supervisor do projeto Prof. Carlos Alberto dos Santos Clemente.

Comentários