Governo elabora Plano para Infância e Adolescência

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 16/07/2014

O Governo de Embu das Artes realizou nessa terça-feira, 15/7, a primeira Plenária para Construção do Plano Municipal para a Infância e Adolescência, liderada pelo prefeito Chico Brito, com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Compareceram ao Centro Cultural Mestre Assis do Embu cerca de 40 pessoas que fazem parte do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente, incluindo representantes de comunidades e de associações de bairros, do Projeto Oca, do Fórum, de escolas, secretarias e instituições municipais.

Essa foi a primeira de nove plenárias que serão realizadas em diversos pontos da cidade e ocorre depois da realização do Seminário de Sensibilização, de 11/6, quando foi apresentado o passo-a-passo para constituição do plano. A proposta do grupo que coordena os debates é “elencar potencialidades, fragilidades do território das plenárias e extrair propostas do eixo diretriz”. Nessa segunda fase do processo é trabalhado o eixo 2 (Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes).

Os eixos 3 (Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes) e 4 (Controle Social da Efetivação dos Direitos de Crianças e Adolescentes) serão trabalhados cada um por duas regiões da cidade, que foi dividida em cinco para o estudo. O 5º eixo (Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes), por sua dimensão, será trabalhado sozinho.

Tudo bem no Pinheirinho

Maria dos Prazeres da Cunha, 83 anos, e a neta Luma Ferreira da Cunha, moradoras do jardim Pinheirinho, deixaram o auditório do Centro Cultural Mestre Assis do Embu, depois de participarem da 1ª Plenária de Construção do Plano Municipal para a Infância e Adolescência, satisfeitas. Com quatro filhos e muitas crianças e adolescentes à sua volta – dez netos e 11 bisnetos –,  Maria acredita no Plano Municipal para Infância e Adolescência (PMIA) e contribuiu representando o seu bairro, Jardim Pinheirinho.

 “Durante as conversas no grupo, queriam saber o que faltava lá no Pinheirinho, mas no meu bairro tá tudo ok. Tem creche, Unidade de Saúde (UBS), academia, praça. Só falta mais esporte para idoso, e tem o problema do lixo que o povo joga na rua. A limpeza é feita pela prefeitura, tem lixeira e nem assim as pessoas param de jogar o lixo na rua”, declara, com apoio da neta.

Para os debates, os participantes foram distribuídos em grupos para discutir temas específicos, com coordenação do grupo de trabalho intersetorial, composto por representantes de várias secretarias municipais e organizações da sociedade civil. A coordenação geral é da Secretaria de Assistência, Trabalho e Qualificação Profissional, por meio das servidoras Alice Lima, Maria Cristina Salers, Marisa Araújo e Thalita Bayona. Participam Lígia Balsi (Educação), Rita Kisukuri (Saúde) e Marina Sgala (Centro Educacional da Criança e do Adolescente – Ceca).

Próximas plenárias

15/7, das 13h às 17h         
Centro Cultural Mestre Assis do Embu (Largo 21 de Abril, 29, Centro)
Regiões 5-12-15 (Centro, Parque Industrial e Engenho Velho)

16/7, das 13h às 17h
Centro Cultural Mestre Assis do Embu (Largo 21 de Abri, 29, Centro)
Regiões 9-13-16 (Capuava – Itatuba, Tomé e Ressaca)

18/7, das 13h às 17h 
Centro Cultural Valdelice (Praça Manoel de Almeida dos Santos, S/N)
Regiões 3-19 (Colégio – São Marcos e Parque Pirajuçara)

22/7, das 13h às 17h
Centro Cultural Santo Eduardo (Rua Iva, 100, Jd. Santo Eduardo)
Regiões 2-20 (Dom José – Santo Eduardo e Ângela – Batista)

23/7, das 13h às 17h
E. M. Paulo Freire - Sala do Cursinho Popular (Est. Itapecerica a Campo Limpo, 1904)
Regiões 1-8 (Vazame e Santa Emília)

25/7, das 13h às 17h
Salão Paroquial da Igreja Católica Pq. Luíza (Rua Uberlândia, 177, Pq. Luíza)
Regiões 4-18 (N.S. de Fátima e Castilho)

29/7, das 13h às 17h
USB Independência (Estrada Constantinopla, 1.200)
Regiões 10-11 (Independência e Santa Tereza)

30/7, das 13h às 17h
Sabs Vista Alegre (Rua Niterói, 1.000, Jardim Vista Alegre)
Regiões 6-17 (Vista Alegre e Oliveiras)

1º/8, das 13h às 17h
Casa do Caminho (Rua Eucaliptos, 277, Jd. Pinheirinho)
Regiões 7-14 (Pinheirinho e Santa Clara)

No dia 13 de agosto, das 8 às 17h, haverá workshop no São Paulo Apóstolo (al. Fernando Batista Medina, 578), para divulgação dos resultados. Informações: 4785-3587.

Comentários