Chico Brito e pastores visitam obras da cidade

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 26/06/2014

Na terça-feira (24/6), o prefeito Chico Brito e pastores evangélicos de Embu das Artes visitaram várias obras, proporcionando um panorama geral do andamento e dos benefícios que serão gerados à população de vários bairros da cidade. 

O primeiro empreendimento examinado foi a futura instalação da creche do Vista Alegre que atenderá 250 crianças, com amplo espaço, salas adequadas e aulas de informática. Ainda no entorno, está previsto um campo de futebol, uma quadra coberta, academia de ginástica e praça, abrangendo uma área total de 11 mil m². 

Obras no Valo Verde

O grupo seguiu para outra creche em execução, no Valo Verde, que disponibilizará 120 vagas. No terreno viviam 50 famílias em moradias precárias que, com a remoção, puderam se beneficiar com programas habitacionais, se estabelecendo em residências dignas.
No mesmo bairro, desembarcaram no canteiro de obras da futura praça, que terá pista de caminhada com 1000m de extensão, gramado, paisagismo, iluminação, academia de ginástica e playground, considerado pelo Governo Municipal como um projeto de integração da comunidade.

Adriana Soares Almeida, moradora há 25 anos no Valo Verde, abordou a comitiva para parabenizar o prefeito: ”Para construir a praça, o terreno ficou limpo com a retirada do lixo que aqui era depositado, e isso fez desaparecer insetos e ratos que entravam em nossas casas”, declarou emocionada. 

Ainda no Valo Verde, Chico Brito aproveitou para orientar um vendedor de frutas a elaborar um projeto para construção de um quiosque.

Sta. Emília, Ângela, Pq. das Chácaras e Moraes

Direto para o Jd. Santa Emília. Lá visitaram mais uma creche que está sendo erguida para abrigar 200 crianças. “Entregaremos 10 no meu mandato”, disse o prefeito.

Indo em frente, todos puderam conhecer a construção em três pavimentos da Unidade Básica de Saúde do Jd. Ângela, que prestará serviço a mais de 90 mil pessoas, descentralizando o atendimento que hoje ocorre apenas no Jd. Santo Eduardo.

Mais de 336 apartamentos no Parque das Chácaras. Foi o que viu o grupo no conjunto de prédios que receberá moradores da Comunidade Dois Palitos, que vivem atualmente em situação de vulnerabilidade.

Já no Jd. dos Moraes, Chico Brito apontou a quadra coberta e obras de uma nova creche.

Inclusão no Jd. do Colégio

A construção da praça de esporte e cultura vai transformar o bairro. Num grande terreno que antes era abandonado, estão sendo erguidos o Centro de Referência de Assistência Social, ginásio de esportes, pista de skate, telecentro, centro cultural e biblioteca. 

“Segundo dados do IBGE, temos aqui o maior número de habitantes abaixo da linha de pobreza em Embu das Artes, e esse espaço terá papel primordial para a inclusão social dessas pessoas”, afirmou o prefeito.

Agradecendo aos pastores, Chico Brito ressaltou que a visita aos locais serve de prestação de contas aos munícipes, que saberão por meio das lideranças a situação transparente dos projetos. “Hoje temos 55 obras em atividade em Embu das Artes e os recursos empenhados estão no mesmo patamar de cidades maiores como Guarulhos, Campinas etc.”, destacou.

Finalizando, a comitiva passou pelo futuro Parque da Várzea, que terá restaurante e centro cultural (já construídos), quadras de tênis e de vôlei, campo de futebol com arquibancada, vestiários, quiosque e um centro olímpico, cujas obras foram retomadas este mês com prazo de entrega até 2015.

A pastora da Igreja Quadrangular, do Jd. Santa Tereza, Shirley Batista de Mello, moradora há 30 anos na cidade, vê na experiência uma forma de aproximar a comunidade da informação real do que está sendo feito pela gestão municipal: “Uma coisa é falar, outra coisa é ver, e nessa visitação tive a dimensão mais exata dos projetos. Embu das Artes está se desenvolvendo, e tudo que presenciei valorizará a região”, enfatizou. As obras que mais encantaram Shirley foram a UBS do Jd. Ângela, que ela desconhecia, e o Pq. da Várzea.

Participaram da comitiva os pastores das Igrejas Evangélicas, Zuleide, Vai Teodoro, Manente, Douglas, Marcos, Getúlio, Carlos Menanita, Eduardo Santos, William Perroti, Shirley, Jofre, José Alves e Jorge, além do obreiro Hamilton. Vereadores Doda Pinheiro (presidente), Gilson Oliveira, João Leite e Jabá do Depósito. Secretário de Obras, Nelson Pedroso, e seu adjunto, Francisco Marques.

Comentários