Prefeito Chico Brito amplia cobertura do PSF em Embu das Artes

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 28/05/2014

O Programa Saúde da Família (PSF) completa dez anos em Embu das Artes e chama atenção pelo número de procedimentos realizados no município.  Desde o inicio da gestão do Prefeito Chico Brito, em 2009, a cobertura do programa saltou de 17% para 28% da população. Atendendo, somente em 2013, mais de 85.800 pessoas.

De acordo com dados publicados no Infojam, jornal informativo do Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (Cejam), ao longo desses dez anos, mais de 400 mil consultas médicas, 390 mil procedimentos de enfermagem e 2 milhões de visitas domiciliares dos agentes comunitários de saúde, foram realizados.

Para a secretária de Saúde, Sandra Magali Fihlie, os números são reflexo direto do empenho do Prefeito Chico Brito em ampliar o atendimento básico de saúde, incluindo a estratégia de territorialização do município, iniciada em 2009, e o trabalho de captação de recursos para a construção de novas unidades e reforma dos equipamentos. Além, dos investimentos em profissionalização da gestão em saúde, na educação e capacitação de profissionais.

Tratando-se de expectativas, a secretária fala sobre os planejamentos para a ampliação da atenção básica, até 2016, com o Programa Mais Médicos que vem contribuindo positivamente na rede municipal, com 20 médicos, trabalhando 8h/dia, cinco dias por semana em 11 Postos de Saúde, e com a inauguração, em breve, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

A confiança no Sistema Único de Saúde (SUS) não falta, mas para Sandra Fihlie o diferencial ainda são as pessoas: “Quem acolhe são os profissionais que estão na ponta. Um exército, que muitas vezes deixa de lado os próprios sentimentos para ajudar quem está mais necessitado. Não é fácil trabalhar na área, é preciso gostar para não esmorecer. Eu acredito nessas pessoas.”

Atualmente, Embu das Artes conta com 25 equipes do PSF, compostas por médicos generalistas, enfermeiros, auxiliares ou técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Totalizando 244 profissionais atendendo os moradores da cidade.

Comentários