Vereadores de Itapecerica criticam ações do prefeito Erlon Chaves

O clima entre a Câmara Municipal e o prefeito de Itapecerica da Serra não parece dos melhores. Os vereadores subiram na tribuna nesta terça-feira, 27, para questionarem algumas ações de Erlon Chaves, como a mudança da terceira idade do complexo administrativo e o cancelamento do aumento para o servidor público de 5.8% e criticaram a vinda de secretários de Santana do Parnaíba para o município. O presidente Cicero Costa afirmou que as ações do prefeito eram de um regime ditatorial e que a cidade estava se aproximando da política de Cuba. 

Todos os vereadores que subiram na tribuna pediram que a terceira idade não fosse retirada da prefeitura. De acordo com o grupo de moradores, que realizam atividades físicas no complexo administrativo, o local será remanejado para o Sitio dos Patos. 

Cléber Bernardes comentou a postagem no facebook de Erlon, na qual afirma o prefeito fala que o problema dos vereadores com ele é pessoal. “Eu com 37 anos de idade nunca pisei em um fórum ou em uma delegacia. E se eu fosse utilizar os meus 15 minutos para falar dos processos do prefeito eu teria que utilizar uns quatro ou cinco tempos desses. A gente só pode falar de alguém, quando a gente é melhor que a pessoa”, disse pedindo que o prefeito devolvesse o valor aos cofres municipais dos dois empregos que possuía e não trabalhava em nenhum. 

O vereador também falou sobre o requerimento enviado pelo prefeito, que cancela todos os pagamentos dos contratos firmados na gestão anterior. 

“O que aconteceu na semana passada foi uma moratória branca, pedindo que fossem cancelados todos os pagamentos dos contratos a partir daquela data. O que ele está tentando fazer com os fornecedores da cidade, se chama calote. E tenho o orgulho de dizer que as administrações que passei as contas estavam em dia, os fornecedores estavam sendo pagos em dia”, ressaltou o vereador que se diz com medo da cidade entrar no SCPC Serasa.

Hércules da Farmácia também intitulou como calote a ação de cancelar os contratos da prefeitura e fez duras críticas ao governo de Erlon Chaves, pelas medidas tomadas. Ele afirmou que Itapecerica está perdendo a identidade e não sabe se a partir de agora vai ter que ser chamada de Santana da Serra ou Itapecerica de Parnaíba.  

“O governo popular, de popular só tem o nome, é uma máscara. Está mais para governo ditador, governo que não respeita o munícipe. Que não ganhou nas urnas, ganhou no tapetão, pois a justiça também é falha, pois condenou um inocente”, destacou Hércules, pedindo que Erlon não boicotasse os projetos do governo anterior e que deixe a terceira idade na prefeitura,

Em sua fala, Cicero Costa chamou Erlon Chaves de Ditador e criticou um dos responsáveis pela comunicação da prefeitura, o Sr. Elmo, por uma postagem em que chamava a Câmara de desrespeitosa com o prefeito. O presidente afirmou que o atual funcionário da prefeitura, já trabalhou como assessor da ex-vereadora Maria do Cachimbo e que foi exonerado da sua função por problemas administrativos.

“Desonestidade, falta de educação, falta de caráter, foi o que o senhor fez com essa vereadora e o senhor não tem prerrogativa nenhuma para vir falar sobre essa Casa e sobre esses vereadores. Nem o senhor nem o seu ditador”, afirmou.

O presidente da câmara falou ainda sobre perseguição de funcionário com carreiras nos departamentos e de um guarda municipal, que foi criticado por postagens no facebook. Cicero Costa terminou sua fala destacando a situação atual do governo.  

“O ditador que diz que é prefeito popular, tira os 5,8% de direito de uma categoria que bate seu ponto às 7h da manhã e cumpre 8 horas por dia, para ganhar R$ 700,00. Nós estamos vendo nossa cidade ser vendida e fatiada em 20 dias. Eu quero dizer para todos vocês que chegou a hora para nos unirmos e ir para a rua, para dar um basta nesse ditador. Quer fazer política de ditadura? Vá para Cuba”, finalizou com aplausos.

sessao2


Sangue Bom que trabalhou com Erlon na campanha anterior, mas teve a relação política e de amizade cortada após as eleições, afirmou que o prefeito disse que é pedetista, mas que sua ficha não foi assinada pelo partido de Itapecerica. “Hoje ele não representa o partido do PDT”.

“Muitas vezes eu ficava empurrando esse carrinho pesado, porque é pesado. Hoje eu quero ver se o pessoal do Santana do Parnaíba empurrar esse carro. Ministro do Paraguai esse vereador é contra, eu ganhei não foi para defender prefeito A ou prefeito B, eu venci pela população Itapecericana”, afirmou.

O vereador deu total apoio a terceira idade e se colocou à disposição para lutar pela permanência no complexo administrativo e não ir para o Sitio dos Patos. Sangue Bom também apoiou os funcionários públicos na luta pelo aumento e finalizou sua fala, sugerindo que todos fossem para a rua. “Vamos parar, greve já. Se precisarem estarei junto com vocês”. 

Gerson Lazarin também questionou a retirada da terceira idade do complexo administrativo e pediu que essa decisão fosse reavaliada, pois existem outros setores precisando mais de mudanças do que os idosos.

“O prefeito está preocupado com a terceira idade, mas a cidade precisa de médicos. Não tinha médicos no Chuvisco, não tem no Erlon e nós precisamos. O vice é médico, já que o Nakano não tem gabinete, poderíamos instalar ele no PS Central, assim ele teria sala e atenderia o povo, porque o Nakano é um ótimo médico”, disse.

Gerson deu um “conselho” para que o prefeito Erlon tirasse do Facebook que é da base de oposição, pois não existe um governo de oposição. “Fazer média é moleza, mas o senhor não é mais povo agora é prefeito. E tome cuidado quando tiver greve para não sair lá fora e protestar junto”, complementando sua fala ao afirmar que não foi toda a população que o elegeu. 

“O senhor teve 28 mil votos, e a população de Itapecerica tem mais de 170 mil pessoas. Então quer dizer que aproximadamente 150 mil moradores não estão nem ai para o senhor. Quando a gente tá fora é fácil. Fazemos livrinhos, gritamos na frente do Bradesco, mas quando a gente senta o negócio é mais embaixo. Governar meu prefeito interino, é escolher, pois nós temos que escolher os problemas e eu tenho certeza que não é a terceira idade que temos que escolher”, concluiu.

Os vereadores Ramon Corsini e Prof. Ernandes, também falaram na sessão. Ramon agradeceu a verba de R$ 200 mil que a Dep. Federal Bruna Furlan destinou para recapeamentos das ruas do Jardim Jacira e falou sobre o acordo coletivo da cidade, que foi acordado no governo anterior e não está sendo cumprido.

“Os funcionários públicos são a locomotiva da nossa cidade. O acordo coletivo, não foi um acordo de ‘cumpadi’, foi testemunhado por diversas pessoas e a classe sindical e foi dito que no dia 1° de maio de 2014 teria aumenta de 5.8% no salário dos funcionários. Eu quero dizer que vocês não estão sozinhos, vocês têm 12 vereadores que estão aqui para não que não passem a perna em vocês”, disse o vereador.

Em uma noite em que oito, dos doze vereadores falaram, Prof. Ernandes finalizou o uso da Tribuna, dando apoio aos senhores da terceira idade e aos funcionários públicos sobre a greve.

“Vamos para rua e gritar que queremos aumento já. Governo popular é aquele que está com o povo”, disse finalizando a sessão desta terça-feira, 27.

Comentários