Câmara recebe visita de 25 alunos no início do projeto ‘A Casa é Sua’

Por Assessoria de Imprensa | 22/05/2014

A Câmara de Embu das Artes recebeu na terça-feira, dia 20, alunos da Escola Municipal Rosa Cirelli dos Santos, localizada no Jardim Santa Bárbara, bairro próximo à sede do parlamento, em visita que marcou o início do projeto “A Casa é Sua”. A iniciativa do Poder Legislativo visa levar os estudantes da cidade a conhecer a finalidade e funcionamento da Casa de Leis e o papel do vereador no desenvolvimento do município e fortalecimento da democracia.

Os vereadores Doda Pinheiro (PT), presidente da Câmara, Jefferson do Caminhão (PR), 2º-secretário, e Rosana Almeida (PMDB), além de um grupo de funcionários, receberam 25 alunos no 4º ano, de 9 e 10 anos, acompanhados da diretora e professora. As crianças percorreram, atentos e curiosos, a Câmara inteira e visitaram os vários setores da administração, como Diretoria, Contabilidade, CPD (centro de processamento de dados), Jurídico, Comunicação.

Os estudantes foram levados também ao Apoio ao Cidadão. “Nesta sala, os moradores da nossa cidade são atendidos para fazer um currículo para emprego ou emissão de certidão de antecedentes, por exemplo”, explicou o diretor da Casa, Felipe dos Santos. Eles entraram ainda na biblioteca da Câmara, na área externa do prédio, foram às prateleiras de livros e ao espaço dos computadores para uso público, e depois visitaram gabinetes dos vereadores.

Os alunos não só conheceram o plenário (Mestre Gama) de votação das leis da cidade, como simularam uma sessão, em proposta lúdica para poderem entender a dinâmica. Os vereadores-mirins foram escolhidos pela própria turma, inclusive presidente, vice, primeiro e segundo secretários, e “votaram” projeto, com debates e apartes - sobre sorvete ou chocolate de sobremesa no recreio -, auxiliados pelos vereadores, em participação empolgada dos pequenos.

Eles também fizeram intervalo regimental como nas sessões reias e entraram na Sala dos Emancipadores, onde ouviram o presidente Doda explicar que o recinto serve para os vereadores debaterem mais ou melhorarem um projeto. Ao final, receberam lanche. “Gostaria de ser vereador, para poder ajudar as pessoas, os mais pobres”, disse André, 9, que foi presidente da Câmara Mirim. “Foi muito legal, fui vereadora, a gente conheceu tudo e lanchou”, resumiu Maria Clara, 9.

Professora da turma, Sandra Ferrari avaliou que a experiência foi valiosa, até por conta de a escola estar desenvolvendo com alunos do 4º e do 5º ano conteúdo sobre eleições. “Eles tiveram conhecimento sobre a Câmara, o trabalho do vereador. Pouco a gente conhece sobre o que acontece aqui, e as crianças vão poder levar para os pais, para a comunidade onde vivem e para a própria escola, vai ajudar muito no projeto que estamos realizando”, disse.

“Nem eu tinha essa vivência do que é a Câmara por dentro, a não ser o plenário. E vai ajudar muito, eles serão multiplicadores, quando chegarem à escola terão de passar para os colegas o que viram aqui. A responsabilidade deles vai ser grande, já que foram vereadores-mirins”, disse a diretora Liliane Costa. Participaram ainda da visita a estagiária Marilene Ribeiro, que acompanha um aluno autista, e o supervisor da Secretaria de Educação José Lucena.

Doda disse que “o projeto ‘A casa é sua’ é de extrema importância para que o Legislativo exerça o papel de corresponsabilidade na formação de nossas crianças”. “Temos a intenção de fomentar nelas a vontade de serem os líderes políticos do futuro, já que a política é muito boa e precisa contar sempre com cidadãos de bem”, afirmou. Outros alunos podem também conhecer a Câmara de Vereadores, basta as escolas agendarem pelo telefone 4785-1555 – “A casa é sua”.

(Adilson Oliveira - Assessoria de Comunicação)

Comentários