Recadastramento Biométrico de Embu encerra com 147 mil eleitores registrados

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 19/05/2014

O Recadastramento Biométrico Obrigatório encerrado no dia 7 de maio registrou 147.790 eleitores, aptos a votar nas próximas eleições. Deste total, 130 mil foram revisões e cerca de 17 mil emissões de novos títulos em Embu das Artes, por alistamento ou transferência de outras cidades.

Sendo assim, dos números de eleitores existentes anteriores ao recadastramento, 178.270, foram cancelados 47.533 (aproximados 26% do total). A motivação dos cancelamentos se deve principalmente a óbitos ou mudança de endereços de indivíduos para outras cidades. 

Desde agosto de 2013, início dos trabalhos, até 25 de março deste ano, ocorreram na Central de Atendimento ao Eleitor, no Parque Francisco Rizzo, 117.776 revisões. Com a prorrogação do prazo, de 26 de março até 7 de maio, mais 13.186 títulos foram recadastrados.

A Central contou com mais de 60 funcionários treinados e recebeu apoio pleno da Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Governo, colaborando para eficiência dos serviços e metas da Justiça Eleitoral. Além do recadastramento, executou todas as atividades de atendimento como transferência de zona, alistamento e requerimento de 2ª via.

“Importante lembrar que a Central foi desmontada e os cartórios eleitorais não estão mais efetuando os serviços de atendimento ao eleitor, exceto a emissão de 2ª via do título, e deverão voltar com as atividades normais apenas no final de novembro”, disse a coordenadora da Central de Atendimento ao Eleitor, Ana Regina Nakamura.

Atualmente, o município tem 565 seções e 62 locais de votação, sendo 37 na zona 341 e 25 na zona 391. A Justiça Eleitoral identificará os eleitores por meio das impressões digitais na hora da votação, e a principal vantagem do sistema é a segurança, eliminando a possibilidade de um indivíduo votar no lugar de outro.

Comentários