Prefeito Erlon Chaves realiza coletiva de imprensa e fala sobre plano de governo
Erlon Chaves, realizou nesta tarde de terça-feira, 13, uma coletiva de imprensa com Jornais da região. O prefeito de Itapecerica da Serra, falou sobre o processo de mudanças de governo, projetos e relação com os vereadores e vice prefeito.
Empossado há 15 dias, Erlon Chaves chamou a imprensa para uma coletiva em seu gabinete para falar sobre seus primeiros dias de governo e esclarecer dúvidas da população. “Uma vez que a imprensa solte uma informação que seja distorcida é difícil de corrigir”, disse o prefeito destacando a importância de reunir as mídias locais.
Entre as perguntas realizadas Erlon falou sobre sua relação com a câmara, vereadores e vice prefeito. “Nós vamos respeitar a ação dos vereadores, pois temos um interesse público. O objetivo é o bem da cidade”, disse o prefeito.
Sobre o vice prefeito Francisco Nakano, Erlon destacou que a atitude de montar uma sala na porta da prefeitura foi desnecessária e que a sala dele estava pronta, porém devido a mudança ainda não havia sido emplacada. “Desde terça-feira, 06, a sala está disponível, mas o vice-prefeito não está lá”.
Sobre os planos de governo da cidade o prefeito foi explicito em afirmar que será preciso cortar custos, pois a situação econômica não está favorável e que em poucos dias empossado já foram localizadas várias irregularidades.
“A folha de orçamento, que a lei de responsabilidade fiscal diz que é até 52%, esse mês já chegou a 55%. Se fosse nesse ritmo a prefeitura iria quebrar até o meio do ano. Vamos apontar as pessoas que estavam na praia e contando como horas extras”, afirmou.
Sobre as demissões dos cargos de confiança o prefeito falou que a troca foi necessária, pois os cargos de confiança não eram dele e sim do governo anterior. Também destacou que muitos dos funcionários não possuíam qualificação necessária para ocupar o cargo, além de existir, muitas vezes, quatro pessoas em um local que só precisava de uma.
“Os cargos de confiança são mais de 400, mas eles não são nossos, são deles. Mesmo assim tudo será avaliado se os ministros (secretários) acharem que esse cargo é importante e não deve ser mudado, vamos deixar como está. Não existe perseguição, nós estamos enxugando o orçamento”, relatou o prefeito, que em uma conta rápida afirmou que os 400 nomeados dão um gasto para o governo de cerca de R$ 20 milhões.
Assuntos como segurança, saúde e rodeio de Itapecerica da Serra também foram abordados e respondido pelo prefeito. Erlon afirmou que irá verificar o problema com as câmeras de segurança da cidade e que pretende melhorar a qualidade e acesso ao rodeio da cidade.
Além da arena, que o prefeito pretende estudar a possibilidade para instalar na cidade, Erlon sugeriu algumas mudanças. “A proposta é que os funcionários da nossa cidade tenham 50% de desconto e que tenham dois dias com entrada gratuita. Eu estou preocupado com a ação social e sugiro a entrega de alimentos. Imaginem quantos alimentos não vamos receber”.
Em uma das perguntas foi abordada a relação do prefeito de Itapecerica com o deputado estadual Geraldo Cruz. Erlon afirmou que admira muito o trabalho do ex-prefeito de Embu das Artes e ressaltou a semelhança entre suas histórias políticas. “Sou amigo do Geraldo e desejo boa sorte para ele. A importância dele para mim é a experiência que ele transmite, ter sua amizade é um orgulho”, disse.
O prefeito de Itapecerica da Serra reforçou em toda a coletiva o compromisso de realizar um governo transparente e a escolha de secretários técnicos e especializados para ocupar as pastas. “Estou em uma linha que deseja que a cidade progrida a cada ano e não regrida”, disse Erlon Chaves para a imprensa presente em seu gabinete.