Taboão tem 78 casos confirmados de dengue e 496 notificações da doença

Por Sandra Pereira | 8/05/2014

A Audiência Pública de Saúde realizada nesta quinta-feira, 8, na Câmara Municipal de Taboão da Serra teve tom didático e foco na dengue. Além de apresentar dados sobre a doença e alertar para a existência de subnotificação dos casos a secretaria de Saúde Raquel Zacainer  detalhou o que deve ser feito para eliminar o mosquito transmissor da dengue e como o poder público está atuando. Ela explicou sobre os sintomas e o tratamento da doença. Respondeu questionamentos feitos pelos vereadores e participantes da audiência. Também enfatizou  importância de atividades física para prevenir diabetes e hipertensão.

Os dados apresentados revelam que até 7 de maio Taboão da Serra teve 78 casos confirmados de dengue, sendo 58 próprios e 20 importados. Ao todo foram 496 notificações de casos onde há suspeita da doença. Os dados apresentados pela secretaria alertam que a UBS do Parque Pinheiros recebeu 158 casos de suspeita da doença e lidera o ranking na cidade. Em segundo vem a UBS margaridas com 67 atendimentos. Logo depois aparece  a Suiná com 53 casos seguida pela Santo Onofre onde foram registrados  43. O Jardim Helena aparece com 36 casos, Record  e Akia Tada têm 34 casos cada enquanto a UBS Panorama tem 32. As UBS do Salete e Sílvio Sampaio foram as que menos fizeram notificações com apenas 2 casos cada.

“O controle da dengue pelo poder público é muito difícil porque a gente não pode entrar na casa das pessoas e limpar as vasilhas com água. Todo mundo tem que ajudar e fazer a sua parte”, alertou a secretaria de Saúde de Taboão da Serra, Raquel Zacainer.

 A secretaria falou que montou rede para receber notificação da doença, que é feita compulsoriamente inclusive na rede particular, ou por moradores.

“O problema está ai. Assusta todo mundo mas não é um surto. As pessoas estão abrindo suas casas. Esse é o lado positivo. Não estou querendo esconder. Se estivéssemos tendo um surto poderíamos decretar situação de emergência, o que facilitaria várias ações da nossa parte”, afirmou secretária.

Ela não descartou a possibilidade de haver subnotificação já que os moradores podem estar buscando atendimento na rede particular que nem sempre faz a devida notificação ao departamento de zoonoses da prefeitura. 

Raquel Zaicaner disse que a recusa dos moradores em receber os agentes de saúde era intensa, mas mudou após a veiculação de matérias mostrando a evolução da dengue na cidade. Ela afirmou que a cidade está recebendo varias ações de combate ao mosquito, entre elas a utilização do fumacê. Ela ainda alertou para mudança do perfil da dengue clássica. 

Participaram da audiência as vereadora Érica Franquini, Joice Silva e os vereadores Cido, Lune, Moreira, Marcos Paulo, Luzia Aprígio e Ronaldo Onishi, além de funcionários da saúde e a imprensa. A população não participou da atividade realizada na Câmara. Os vereadores fizeram perguntas, questionamentos e apresentaram várias sugestões para ajudar no combate à doença na cidade.

Serviço:

Zoonoses  Taboão da Serra 4701-8147

Comentários