Primeiro cinema sustentável do Brasil chega a Itapecerica da Serra

Por Assessoria de Imprensa | 6/05/2014

A cidade de Itapecerica da Serra receberá um convidado especial em maio: o CINESOLAR, primeiro cinema itinerante sustentável do Brasil. O projeto exibirá “Saneamento Básico – O Filme” nesta quarta-feira (07), às 19h30, no Parque Paraíso. Antes da sessão, a iniciativa promoverá uma oficina de sustentabilidade para estudantes de uma escola pública da região. Todas as atividades serão gratuitas, mas somente o cinema será aberto ao público.

O CINESOLAR é uma estação móvel equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas – tudo isso utilizando energia limpa e renovável. O diferencial desta iniciativa é que o próprio veículo possui toda a estrutura para realizar esse tipo de ações, desde cadeiras para o público até uma cabine de DJ.

"O CINESOLAR é mais que um cinema itinerante que funciona com energia renovável, é uma estação móvel de arte, sustentabilidade e cinema. Através deste projeto buscamos sensibilizar as pessoas para as questões relacionadas à sustentabilidade e à arte. Procuramos levar estes conceitos para diversos lugares, e apresentar o CINESOLAR como uma proposta prática de ação sustentável e de democratização do acesso à cultura”, diz Cynthia Alario, diretora da Brazucah Produções, responsável pelo projeto.

O circuito itinerante do CINESOLAR tem o patrocínio das empresas Votorantim Cimentos, Votorantim Energia e do Instituto Votorantim. Desde abril, várias cidades de São Paulo já receberam a programação cultural do projeto. Além das sessões de cinema com a exibição de curtas e longas-metragens, a estação móvel realiza oficinas de música orgânica, que reutilizam materiais para a confecção de instrumentos e a criação de músicas coletivamente.

Ao todo, vinte cidades receberão o CINESOLAR. As próximas serão: Araçariguama, Santa Isabel, Arujá, Barueri, Capão Bonito, Ribeirão Grande, Itapeva, Pardinho, Cajamar, Ibiúna, São José do Rio Preto e Mirassol.


SERVIÇO

Oficina de música orgânica com o CINESOLAR (atividade fechada)

Quando? Quarta-feira, 7 de maio, às 13h00

Onde? Escola Estadual do Bairro Itaquaciara


Sessão de cinema com o CINESOLAR (atividade aberta ao público)

Quando? Quarta-feira, 7 de maio, às 19h30

Onde? Avenida Eduardo Roberto Daher, 113 (quadra da Prefeitura) - Parque Paraíso

Quanto? Entrada gratuita

Mais informações: www.facebook.com/cinesolar


SANEAMENTO BÁSICO – O FILME

A comunidade da Linha Cristal, uma pequena vila de descendentes de colonos italianos na Serra Gaúcha, reúne-se para tomar providências sobre a construção de uma fossa para o tratamento do esgoto da vila. Os moradores resolvem fazer um vídeo de ficção, ambientado nas obras de construção de uma fossa, com o único objetivo de usar a verba para as obras.

Gênero: Comédia

Direção e roteiro: Jorge Furtado

Elenco: Wagner Moura, Bruno Garcia, Camila Pitanga, Fernanda Torres, Lázaro Ramos, Paulo José, Tonico Pereira

Duração: 112 min

Classificação: Livre

Comentários