Taboão da Serra realiza atividades em comoração ao dia do autismo

Por Assessoria de Imprensa | 4/04/2014

A qualificação dos profissionais que atuam no serviço público municipal de Taboão da Serra, a sensibilização da família e da sociedade foi o foco da primeira Semana da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista realizada entre os dias 02 e 05 de abril em cumprimento à Lei municipal de nº 2.195 - 14, aprovada em fevereiro deste ano, de autoria do vereador Dr. Ronaldo Onishi. O autismo é um transtorno do desenvolvimento que se manifesta na infância e altera três áreas importantes do desenvolvimento infantil: a comunicação, a interação e o comportamento. A criança não fala, tem dificuldade de interação e apresenta comportamento diferenciado.
“Nossa lei é impositiva. Todos os governos de agora em diante terão a responsabilidade de realizar as atividades de capacitação dos profissionais da rede para atender aos autistas. Quando aprovamos a lei havia o temor de que o governo municipal não tivesse interesse no tema e não a sancionasse. Felizmente temos um governo sensível ao tema. A lei foi prontamente sancionada e em tempo recorde já estamos tendo  a realização dessas atividades”, comemorou o vereador Dr. Ronaldo Onishi.
Ele defendeu a integração das ações nas áreas de saúde, educação, esporte e assistência social. “Pessoalmente considero que essa foi a lei é a mais importante que já aprovei na minha vida pública. Queremos criar uma rede, fazer uma mobilização similar ao que acontece no outubro Rosa”, adiantou.
Ronaldo Onishi lembrou que a condição social das mães de filhos autistas normalmente é complexa já que elas não podem trabalhar. O cuidado das crianças autistas exige dedicação exclusiva. Além disso, na maioria das vezes as mães e crianças são abandonadas pelos maridos. O vereador defendeu que o acesso delas a benefícios sociais para mães autistas seja facilitado.
A primeira Semana da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista em Taboão começou com a realização de uma palestra com mães de crianças autistas atendidas no CAPS Infantil. Na ocasião elas puderam falar sobre os desafios, as dificuldades e os problemas que enfrentam no cotidiano. A atividade ocorreu no dia 2 de abril data em que é celebrado o dia Mundial do Autismo. Na roda de conversa as mães receberam orientações sobre diagnóstico, direitos e tratamento psicossocial e o uso adequado de medicações no autismo.
Já no dia 04 foi realizada uma roda de conversa com o tema Autismo e Saúde. O público alvo foi  diretores, coordenações técnicas, equipe da saúde mental incluindo os caps) e representantes do governo. A atividade aconteceu na sede do TaboãoPrev.
O encerramento da semana acontece no dia 05 de com a realização do projeto Falando e Caminhando com o autismo no Parque das Hortênsias. O público alvo é a equipe Capsi Infantil, familiares, grupo Borboleta Azul, Jardim Vitória , Amor Perfeito e ADT.
Os palestrantes das atividades realizadas durante a semana alertaram que o desafio é capacitar as famílias para trabalhar com as crianças portadoras de transtorno do espectro autista e trabalhar integralmente assistência social, saúde e educação.

Comentários