Taboão da Serra receberá delegação da China para trocar experiências sobre Planejamento Urbano

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 10/06/2010

Na  próxima sexta-feira, 11 de junho, às 15h, a Prefeitura de Taboão da Serra receberá uma comitiva da cidade de Beijing ,na China, que pretende trocar experiências com a cidade brasileira sobre Planejamento Urbano. O grupo é formado por seis representantes da Comissão de Planejamento Urbano de Beijing e será acompanhado pelo presidente da Associação de Intercâmbio Econômico e Cultural Brasil-China, Sr. Xu Lin, que ficará encarregado pelas traduções mandarim-português.

“O grupo chinês pretende conhecer e trocar experiências sobre os processos de elaboração e gerenciamento do Plano Diretor da cidade, os principais instrumentos utilizados para minimizar os impactos do desenvolvimento urbano, as ações tomadas para a preservação e conservação dos centros históricos, a constituição e planejamento dos distritos industriais e as soluções para o desenvolvimento do tráfego urbano”, explica o secretário de assuntos Internacionais da Associação de Intercâmbio Econômico e Cultural Brasil-China, Paulo Henrique Miranda.

Segundo ele, a escolha da cidade de Taboão da Serra para a realização do intercâmbio com a comitiva chinesa se deu pelo município estar próximo da cidade de São Paulo e ter realizado um trabalho de destaque na área de Planejamento Urbano, inclusive conquistando prêmios.

Com cerca de 250 mil habitantes divididos em uma área de 20,5 quilômetros quadrados, Taboão da Serra, apesar dos problemas comuns das cidades que cresceram sem planejamento, vem se destacando em várias áreas do desenvolvimento humano. A cidade conta com o seu Plano Diretor, elaborado com ampla e irrestrita participação popular, sob a assessoria do professor Nabil Bonduki, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP).

Em dezembro de 2009, Taboão recebeu Prêmio da Organização das Nações Unidas
(ONU/Habitat) “Caixa Melhores Práticas em Gestão Local”, por projeto de urbanização do bairro Jardim das Flores/CSU.  Em 2008, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) de São Paulo, premiou a Prefeitura da cidade na categoria Interesse Social/Produção Pública.

Outra ação na área habitacional, que vem sendo referência para outras cidades, é o projeto de regularização fundiária. Mais de três mil famílias já receberam o título de posse de suas casas e outras 3 mil estão em andamento.

Crédito Foto: Ricardo Vaz

Comentários