Encontro em Itapecerica celebra Dia de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 26/03/2014

Itapecerica da Serra comemorou o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. A data foi celebrada no dia 21 de março, reunindo na Galeria dos Prefeitos (Complexo Administrativo) nomes do movimento negro e lideranças de povos e comunidades tradicionais de matriz africana, um marco para a luta pela igualdade no País.

A proposta foi idealizada pela Coordenadoria de Políticas Públicas de Promoção Racial e Igualdade Racial (COMPIR) da Prefeitura, que aproveitou a oportunidade para lançar a campanha “Itapecerica contra o Racismo 2014”.

A iniciativa tem como objetivo superar a discriminação étnico-racial e incentivar a denúncia contra casos de racismo. Para isso, o COMPIR pretende lançar um canal de comunicação onde será possível fazer denúncias anônimas por meio de e-mail, mensagem e até por telefone disque racismo, iniciativa também pioneira.

“A ideia surgiu da necessidade de dar importância no combate ao racismo e sensibilizar a sociedade”, ressaltou o coordenador municipal de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial, Walmir Damasceno. As denúncias serão encaminhadas pela Coordenadoria às autoridades como o Ministério Público e a OAB.

Outra iniciativa que a COMPIR pretende lançar ainda este ano será a implementação de ações nas escolas do município, para combater o racismo a partir da juventude e conscientizar as crianças sobre este crime, que deve ser denunciado. A pena pode chegar a três anos de reclusão e multa, além de ser inafiançável e não prescrever.

A data, 21 de março, que se celebra o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) após o Massacre de Shaperville, na África do Sul, onde mais de 69 negros morreram e outros 186 ficaram feridos durante o regime do apartheid.

O evento contou com a presença de autoridades municipais, como o secretário de Habitação, Rodrigo Moreira, que em sua fala elogiou o prefeito Chuvisco pelas ações para implementar o plano municipal de promoção da igualdade racial, destacando o compromisso da administração municipal no combate ao racismo e toda forma de discriminação racial e intolerância correlata.

Comentários