Agora é proibido jogar pontas de cigarros e chicletes nas ruas de Itapecerica

Por Sandra Pereira | 8/06/2010

Jogar pontas de cigarros e chiclete nas ruas agora é proibido em Itapecerica da Serra. O projeto de lei n° 842/2010 de autoria do vereador José Maria Rosa aprovado por unanimidade na terça-feira, 8. O projeto quer implantar na cidade hábitos comuns nos chamados países de primeiro mundo, onde a população normalmente é educada desde cedo e só faz o descarte deste tipo de lixo em local apropriado.

“Como podemos comemorar dia do Meio Ambiente, semana do Meio Ambiente sem por em prática? É preciso fazer com que as pessoas entendam essas necessidades e respeitem o Meio Ambiente”, defende o vereador José Maria.

Ele argumenta que nos países mais desenvolvidos essa prática de jogar lixo nas ruas não existe. “Temos que trabalhar para conscientizar o povo sobre isso. Com certeza, vai ter gente contra, mas o nosso papel é promover a discussão”, admite.

O vereador ponderou que o lixo jogado nas ruas escoa para os córregos e rios, tapa bueiros e acaba provocando enchentes. O projeto de lei do vereador petista altera a redação do art. 22 da Lei Municipal n° 628, de 30 de outubro de 1990 que dispõe sobre o serviço de limpeza pública, destinação do lixo e dá outras providências.

Os infratores de qualquer artigo da lei ficarão sujeitos ao pagamento de multas dependendo de qual artigo for ferido. O valor varia de 5 a 30 UFM (unidade fiscal do município).

Lei do Entulho

José Maria também aprovou lei obrigando as empresas que recolhem entulho a informar a destinação final do material recolhido em Itapecerica.

Segundo José Maria essas empresas que muitas vezes saem sem destinação jogam o entulho na primeira encruzilhada. “Os bairros do Branca Flor, Santa Júlia, Valo Velho estão repletos de entulho, sabemos que não é o morador quem deposita”, citou.

“Essa lei vai aumentar o controle para que os nossos fiscais possam abordar e fazer com que a Justiça seja feita em Itapecerica”, afirmou.

Comentários