Atenção Básica realiza mais de 90 mil atendimentos no final de 2013

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 5/03/2014

Na tarde de ontem, 27/2, a Secretaria de Saúde de Embu das Artes realizou a Audiência Pública da Saúde do 3º Quadrimestre de 2013.  Atendendo à Lei Federal nº 8689 de 27/07/93, a audiência aconteceu na Câmara Municipal com a finalidade de apresentar à sociedade civil e ao Conselho Municipal de Saúde, o relatório financeiro, o orçamento, a produção, as ações, os projetos e os indicadores, garantindo toda transparência possível na destinação dos recursos públicos na cidade.

A secretária municipal de Saúde, Sandra Magali Fihlie, juntamente com a coordenadora de Planejamento da pasta, Cláudia Almeida, e o diretor Administrativo Financeiro, Robson Magalhães,  apresentou um resumo dos indicadores de saúde. Os números permitem analisar quais foram os avanços e o que deve ser melhorado na saúde do município.

Os números mostraram um aumento no número de consultas na atenção básica, passando de 70 mil no primeiro quadrimestre do ano para mais de 90 mil no terceiro. Nos pronto-socorros, no ano de 2013, foram 388.036 consultas de pediatria e clínica geral, somando os atendimentos nos dois pronto socorros da cidade. No terceiro quadrimestre houve aumento de 6,7% nas consultas em relação ao quadrimestre anterior.

Apesar de chegarem no final do terceiro quadrimestre do ano passado, os médicos do Programa Mais Médicos realizaram 8.600 atendimentos por mês desde o início do programa no município.

“Temos que melhorar a questão cultural da população. As pessoas precisam entender que as portas de entrada da saúde estão na atenção básica, não o PS. É nessa luta que persistimos”, falou a secretária de Saúde.

Também participaram da audiência o secretário adjunto de Saúde, Fausto Martino, o vereador Clidão do Táxi e o presidente do Conselho de Saúde Municipal, Ulysses de Souza e Silva.

Comentários