Taboão da Serra abre inscrições para capacitação de professores

Por Assessoria de Imprensa | 5/03/2014

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEDUC) de Taboão da Serra (SP) elegeu 2014 como o ano da matemática nas escolas e, em parceria com a Planeta Educação, está oferecendo, dentro das ações de formação do "Circulando Saberes e Fazeres da Rede", dois cursos que usam como base estratégias diferenciadas, inovadoras e lúdicas para o domínio de habilidades matemáticas pelos alunos. O objetivo é promover aulas mais atraentes e uma aprendizagem ainda mais significativa.

Formação optativa

Estão abertas as inscrições para a formação optativa “Matemática na Educação Infantil: Construção e Significado”, direcionada aos professores da educação infantil e que visa promover a reflexão sobre as diferentes formas de fazer e produzir conhecimentos a partir de eixos temáticos - Números e Sistema de Numeração, Espaço e Forma e Grandezas e Medidas.

Os encontros serão quinzenais, com duração de três horas, e a carga horária total de 40 horas será dividida em aulas presenciais e a distância. Para efetuar a inscrição, basta acessar o site www.educataboao.com.br.

Formação em serviço

Já os educadores de 25 escolas de Ensino Fundamental participarão de encontros quinzenais nos horários de HTPC. Nestes  encontros, terão a oportunidade  de aperfeiçoar  suas práticas pedagógicas no ensino da matemática. No curso  de Matemática Descomplicada “Resolução de situações-problema: Investigações e estratégias de práticas pedagógicas” serão abordados procedimentos didáticos a serem inseridos no processo de ensino e aprendizagem da matemática para o desenvolvimento de investigações, conceitos, propriedades e aplicações, além de integrar os quatro blocos de conteúdo – números e operações, espaço e forma, grandezas e medidas e tratamento da informação.

Segundo a responsável pelo Departamento de Gestão Pedagógica da SEDUC, Regina Lico, a ação propõe estratégias que levem os educadores a refletir sobre a prática pedagógica, relacionando-as com a fundamentação teórica baseada nas tendências atuais. “O curso visa  aperfeiçoar as práticas  docentes na direção do desenvolvimento de competências na área de matemática dos alunos da rede em relação aos conteúdos conceituais da área e às habilidades de desenvolvimento de raciocínio lógico e letramento”, reforçou.

As aulas estão previstas para começar na segunda quinzena de março. Para mais informações, acesse www.educataboao.com.br.

Comentários