Prefeitura de Itapecerica da Serra inaugura novo Viveiro Municipal

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 7/06/2010

O Prefeito Jorge Costa inaugurou no último dia 2 de junho o novo Viveiro Municipal, localizado na Avenida dos Itapecericanos, nº 512. O novo espaço administrado pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente conta com instalações modernas, com capacidade para produzir cerca de 50 mil mudas por ano.


Anteriormente, o viveiro funcionava de forma provisória no terreno ao lado do Cemitério Recanto do Silêncio, na Rua Maria Ward, onde apresentava estrutura limitada e foram produzidas milhares de mudas nativas da Mata Atlântica. As atuais instalações foram doadas pelo Dersa como parte da compensação pelos danos causados ao meio ambiente pela construção do Rodoanel, porém, o terreno é da Prefeitura.


“É de grande importância na Semana do Meio Ambiente poder entregar algo como esse viveiro, que antes era ao lado do cemitério e hoje está em uma melhor instalação aqui. Passa a ser o ponto de referência, facilitando o acesso dos munícipes. Esta é mais uma obra que tem como finalidade o bem estar da nossa população; só tenho a agradecer todos da administração por tornarem isso possível”, destacou o prefeito Jorge Costa.


 A estrutura atual do Viveiro permite a produção de mudas com a maior tecnologia disponível no mercado. Serão produzidas árvores para arborização urbana e recuperação de áreas degradadas, além de espécies de plantas ornamentais para serem utilizadas em praças, parques e jardins no município.


“Hoje é um dia muito importante para o Departamento de Meio Ambiente. Este viveiro é um sonho antigo, quem já conheceu o espaço anterior sabe que tínhamos um viveiro que não possuía a estrutura e a tecnologia que temos hoje aqui. Além de produção de mudas, ele é mais um tijolo para a educação ambiental”, disse o diretor de Meio Ambiente, Marco Antonio.


O secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Dr. Luis Pires, explicou que a área ao lado do Viveiro foi obtida com recursos conquistados pela Secretaria junto ao Ministério das Cidades. No espaço será construído um galpão de triagem da coleta seletiva. O início das obras aguarda apenas a licença ambiental.


“Teremos aqui também um moderno galpão para o recebimento da coleta seletiva no Parque Paraíso e adjacências, onde será realizada a troca do material por mudas, uma forma de incentivar o munícipe a separar o lixo. Além de doar as mudas, vamos ensinar a plantar de forma correta para não se tornar um transtorno no futuro. Hoje temos uma equipe especializada para fazer esse tipo de orientação”, destacou Luis Pires. Em breve, será finalizada a pavimentação da via em frente ao novo Viveiro.


Após o descerramento da placa inaugural, houve o plantio de uma muda de Ipê Amarelo, demonstração de irrigação das mudas que já estão sendo cultivadas no local e distribuição de algumas mudas nativas da Mata Atlântica.


Participaram ainda da inauguração o vice-prefeito Antonio Trolesi; secretário de Obras e Serviços, Carlos Hueb; superintendente do Conisud, Edgard Cruz; representando a Câmara Municipal vereador José Maria; engenheira agrônoma responsável pelo espaço, Ana Maria; comandante da Guarda Civil Municipal, Xenocrates Marques; representante da empresa Eco Ciclo, Thiago Wung, entre outras autoridades.

Comentários