Moradores de Embu das Artes são recebidos em estação de tratamento da Sabesp

Por Outro autor | 14/02/2014

No último dia 12 de fevereiro uma comissão de moradores de Embu das Artes esteve na Estação de Tratamento Alto da Boa Vista para tratar do problema do abastecimento de água na cidade e região.

A recepção foi feita inicialmente pelos técnicos responsáveis pelo Programa de Participação Comunitária que apresentou o funcionamento do sistema de saneamento e os processos de tratamento da água feitos na estação que abastece toda a região sul da capital e parte da região metropolitana.

Em seguida, as lideranças foram recebidas pelo Cristovam – Diretor da Unidade de Embu – e pelo Engenheiro Marcelo responsável pelo Abastecimento que apresentaram um pacote de obras, que deve ser entregues até o final deste ano de 2014, para resolver o problema do abastecimento de água ,  segundo os técnicos, resolverá até 2020. Também estavam presentes o Hélio da Unidade Embu e o Aurildo da superintendência Sul.

As lideranças apresentaram um conjunto de reclamações demonstrando que o problema não é apenas pontual, mas vem se arrastando, o que demonstra uma falta de investimento da Companhia nos últimos anos.

Entre as obras apresentadas estão a travessia, cortando a BR116, transportando água do reservatório do Jardim Mimás para os bairros do lado oeste da cidade que inclui a região do Jardim Santo Eduardo. Segundo o diretor após a licitação é uma obra para ser entregue em 4 meses.

Também está previsto a ampliação do reservatório que hoje tem capacidade de 10 mil m³ para mais 5 mil m³.  Outra obra que está em andamento é a instalação de 2 bombas (booster) na Chácara Caxingui que beneficiará a região. Ainda está previsto a construção de um novo reservatório com capacidade de 10mil m³ no Jardim São Marcos.

Mesmo sabendo da importância das obras estruturais a comissão pressionou  os representantes da SABESP para garantir encaminhamentos imediatos para alguns pontos críticos como trecho da Estrada de Itapecerica a Campo Limpo e Ruas  Avaré, Igarapava,  Águas de São Pedro, Ouro Preto , Itanhaém  no Jardim Santo Eduardo/ Jardim Dom José e a Rua da Benção no Jardim Vitória.

Os técnicos se comprometeram em 10 dias apresentar uma resposta para o problema da Estrada de Itapecerica a Campo Limpo e ruas vizinhas além de se comprometer a visitar outras áreas criticas apresentadas pelas lideranças. Foi assumido um compromisso que entre o final de março começo de abril será feita uma visita monitorada com a comunidade a todas as obras que estarão em execução.

Para as lideranças presente ficou o sentimento que é necessário manter a mobilização e organização da comunidade para continuar cobrando das Sabesp soluções para abastecimento de Água e também enfrentar outros problemas como a coleta de esgoto.


Matéria retirada do Blog do Juninho. 

Comentários