DeFau decidirá sobre transferência da leoa e projeto de revitalização do Parque das Hortênsias

Por Sandra Pereira | 6/02/2014

O destino da leoa Helga, única felina de grande porte que ainda mora no Parque das Hortênsias, em Taboão da Serra, está em vias de ser decidido. O secretário de Cultura, Laércio Lopes, informou que solicitou a transferência da felina para um santuário ao Departamento de Fauna do Governo do Estado (DeFau), durante a reunião em que apresentou a prévia do projeto de reforma e adequação do Parque das Hortênsias. Laércio e o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, vereador Ronaldo Onishi se reuniram com integrantes do DeFau na última quarta-feira, 5. 

“O Defau vai procurar um local adequado para levar a leoa. Eles têm que autorizar a transferência e levar o animal. Também apresentamos o projeto de reforma. Os técnicos gostaram do que viram agora vamos esperar o posicionamento oficial deles para iniciar a obra”, afirmou Laércio Lopes. 

Ele disse que após a autorização do DeFau a reforma será iniciada e a conclusão das obras deverá ocorrer em um ano. Explicou que cada recinto do parque tem suas peculiaridades e a reforma está dentro dos parâmetros legais estabelecidos pela instrução normativa 169/08 do IBAMA,  que incluem questões como água, sombreamento, área de fuga, afastamento, corredor de segurança,  entre outros.  

O secretário contou que também foi apresentada a prévia do projeto de reestruturação e adequação dos recintos e prédios adjacentes do zoológico municipal. Ele disse que o próximo passo será o envio do projeto e o cronograma das obras. 

Para o vereador Ronaldo Onishi a reunião foi um passo significativo no o processo de revitalização do parque. Como presidente da Comissão do Meio Ambiente da Câmara ele disse estar empenhado em assegurar que o projeto contemple a melhoria real nas condições de vida dos animais que vivem no zoológico municipal. 

Comentários