Nota Oficial da Prefeitura de Taboão da Serra sobre a enchente

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 23/01/2014

A Prefeitura de Taboão da Serra lamenta pelas últimas enchentes ocorridas no município, em decorrência das fortes chuvas e está dando todo o apoio possível às famílias atingidas na região do Pirajuçara.
Todas as secretarias municipais estão envolvidas no processo de recuperação das casas e no auxílio, com a distribuição de colchões, cestas básicas, material de limpeza e medicamentos. Uma grande equipe de funcionários está no local, fazendo a limpeza das casas e das ruas. 
De acordo com o prefeito Fernando Fernandes, que visitou diversas casas nesta manhã, os moradores prejudicados terão remissão do IPTU. Para isso devem procurar o Departamento de Cadastro, na Prefeitura.
O prefeito pede ainda o apoio da população taboanense e de toda a região para a doação de roupas, móveis e eletrodomésticos usados para os atingidos pelas chuvas. Os doadores devem entrar em contato através do telefone (11) 4788-4100, que a retirada será feita no local.
Ainda não há dados oficiais da quantidade de pessoas e casas prejudicadas. A prefeitura afirma que está tomando providências para que a situação não se repita, inclusive junto ao Governo do Estado de São Paulo e às demais prefeituras envolvidas.
A situação foi agravada pelo excesso de volume de água, que ultrapassou a capacidade de escoamento. Choveu 104 mm, de acordo com o pluviômetro, em apenas 40 minutos.
O que contribuiu ainda foi a falta de manutenção nos piscinões das cidades de São Paulo e Embu das Artes, fazendo com que a água escoasse para Taboão da Serra, atingindo a região do Pirajuçara, principalmente os bairros Jardim Leme e Jardim Clementino.
A Secretaria de Saúde frisa que quem apresentar sintomas de febre e dores musculares e nas articulações, deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima. Aqueles que perderam remédios podem ir até a sede da Secretaria, onde receberão novos medicamentos. Basta levar a cartela com o nome ou a receita, se ainda possuir.

Comentários