Prefeitura de Itapecerica investe no Itaquaciara, Jacira, Branca Flor e Marilu

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 31/08/2009

A Prefeitura de Itapecerica da Serra, por meio da Secretaria de Obras e Serviços, está realizando diversas obras e benfeitorias por toda a cidade. No bairro do Itaquaciara foi construído uma ponte de alvenaria na rua Bento de Camargo, atendendo reivindicação de muitos anos dos moradores locais. A antiga ponte de madeira apresentava problemas devido ao desgaste do tempo.

Além da ponte, foi construído no local um muro de proteção guarda corpo que, junto com o desassoreamento do rio, facilita o trânsito de pedestres e veículos pela nova ponte.

No Jardim Jacira, a Prefeitura está construindo uma caixa de tubulação de esgoto e muro de contenção na rua José Antonio Domingues Filho. Com 20 metros de comprimento por dois metros de altura, o muro é todo feito de pedra rachão e servirá para segurar um barranco que corria o risco de desabar e proteger as moradias das imediações. “A obra está ficando muito boa. O material é reforçado e o serviço está bem feito”, disse José Barbosa Pessoa, morador do local.

Na rua das Palmeiras, também no Jacira, está em fase de finalização uma galeria de canalização e caixa de inspeção com 45 metros de obra de alvenaria. A construção foi toda coberta com laje e eliminou o esgoto que corria a céu aberto durante muitos anos. “Foi uma das melhores obras que a Prefeitura realizou em nosso bairro. Neste local descia esgoto e água da chuva, era uma bagunça total. Agora ficou ótimo, um serviço de primeira”, comemorou o pedreiro Tomas Henrique Miranda, 25 anos, morador no Jacira há seis anos.

O segurança José Maria Ferreira (60 anos), pai de sete filhos, disse que há mais de 12 anos aguardava a canalização do esgoto. “Esta obra é um milagre, achei que nunca ia sair. Quero parabenizar o prefeito Jorge Costa pelas melhorias que está trazendo ao nosso bairro”, disse o morador do Jacira há 25 anos.

Valo Velho e Centro

No Conjunto Primavera, no Branca Flor, está sendo construído duas bocas de lobo e uma escada hidráulica para escoar a água da chuva, na rua Jasmim. A obra, que tem dez metros de comprimento e possui uma biqueira toda construída em alvenaria, visa recuperar parte daquele local, que sofreu abalo na estrada por causa das chuvas. A Prefeitura ainda está refazendo a guia e recuperando o asfalto do local.

O Valo Velho também recebeu recentemente obras da Administração Jorge Costa. A rua José Nicoli teve 1.400 metros quadrados de asfalto recapeado. A via que faz a ligação do bairro com a cidade de Embu vinha apresentando muitos problemas devido à grande quantidade de buracos.

Na região central da cidade, mais precisamente no bairro do Marilu, foi construído um escadão na viela Oscar de Oliveira. O local também ganhou uma escada hidráulica, na lateral, para o escoamento das águas da chuva e das casas.

Os moradores locais reclamavam que a água formava enxurrada na escada e impossibilitava a passagem dos pedestres. Esta obra, que foi construída em alvenaria, num total de 150 metros, resolveu o problema de captação e escoamento da água. “A escadaria ficou muito boa. A água parou de entrar no quintal da minha casa e vai ajudar muito as crianças, os moradores e também o povo que reside neste bairro”, garantiu Dilamar Lorine Rodrigues, que mora há seis anos ao lado do escadão.

Comentários