Posse de prefeitos e vereadores, Manifestações e violência marcaram 2013 em Taboão, Embu e Itapecerica

Por Sandra Pereira | 26/12/2013

Quando 2013 começou ninguém poderia imaginar que o principal marco do ano seriam as manifestações populares ocorridas na maioria das cidades brasileiras. Em Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra milhares de pessoas foram às ruas mostrar aos governantes seus anseios nas áreas de saúde, educação, transporte público, contra a corrupção e pela implantação de políticas públicas voltadas aos interesses da população. O recado das ruas foi claro e os resultados imediatos. O preço das passagens foi reduzido em Embu e Itapecerica. Taboão já havia saído na frente e feito isso em janeiro.

No dia 21 de junho de 2013 a região protagonizou uma manifestação histórica, com público recorde, que parou a Régis Bittencourt nos dois sentidos por quase 6 horas – veja 

O ano de 2013 começou com a posse de novos prefeitos e vereadores e expectativa de mudança no rumo das cidades. Em Taboão da Serra o prefeito  Fernando Fernandes, o vice-prefeito Laércio Lopes e os 13 vereadores assumiram os cargos em clima festivo. Eduardo Nóbrega foi eleito por unanimidade presidente da Câmara Municipal. Entre os principais desafios de Taboão estava a recuperação da saúde pública e financeira da prefeitura.

Já em Itapecerica da Serra Chuvisco e Regina Corsini não encontraram dívidas, mas tiveram que lidar com problemas na saúde, educação e limpeza urbana, principalmente. Junto com eles os 12 vereadores da cidade, em sua maioria novatos, elegeram Cícero Costa para presidir a Casa de Leis. Certamente foi a inauguração do Itapecerica Shopping o fato que marcou a cidade mãe em 2013.

Em Embu das Artes Chico e Brito e Natinha assumiram com festa e sem surpresas o segundo mandato. Foi durante a escolha da mesa diretora da Câmara, na posse dos vereadores na Câmara Municipal, que um impasse criado pelo vereador Ney Santos, mais votado da cidade, que reivindicou a presidência do Legislativo quase criou confusão. Foi a cassação posterior de Ney Santos e a sua volta ao cargo os fatos que certamente marcaram o ano na cidade das Artes. 

Os novos prefeitos de Taboão e Itapecerica iniciaram o ano exonerando livres nomeados da administração anterior, nomeando secretários e montando os segundos e terceiro escalão. 

Como ocorre todos os anos as chuvas e os alagamentos tiraram a sossego dos moradores e causaram transtornos ilimitados logo nos primeiros dias de 2013. A violência também se fez presente nos primeiros dias do ano. Houve chacina em Embu das Artes e assassinatos violentos em Taboão e Itapecerica.

Para lembrar como 2013 foi marcante na região a equipe do Jornal na Net preparou uma retrospectiva dos fatos de maior repercussão, começando por Taboão da Serra, passando por Embu até chegar em Itapecerica. Ao longo desse ano mantivemos o nosso compromisso de informar com qualidade. Queremos renová-lo para os próximos anos, fortalecendo a parceria firme com nossos leitores e sendo cada vez mais o seu site de notícias da região.

Janeiro começa com expectativa e posses de prefeitos e vereadores

As posses dos novos integrantes dos Poderes Legislativo e Executivo de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica marcaram as primeiras horas do novo ano. Lembre como foi aqui   e aqui.

Veio de Taboão da Serra as notícias mais marcantes do começo de 2013, como os protestos contra o aumento da passagem para R$ 3,30 – leia aqui  seguido pela a redução da passagem veja aqui. O começo do ano também marcou o fim do transporte alternativo em Taboão da Serra – veja aqui . O início da mobilização pelo Poupatempo de Taboão – acesse .  A descoberta da dívida deixada pelo governo passado – veja aqui .

A tragédia com caminhão desgovernado que matou e avó e neto no Jardim Salete também marcou o começo de 2013 – recorde aqui .

O mês de janeiro em Taboão da Serra foi marcado pela crise na saúde que se agravou após a eleição de outubro de 2012. Com déficit de pelo menos 85 médicos – leia aqui  , a saúde de Taboão mergulhou no caos. Os moradores relataram demora de até 10 horas para receber atendimento no Pronto Socorro Municipal do Antena – recorde aqui.

Em Itapecerica da Serra o Ministério Público agiu com vigor na fiscalização de casas noturnas no município, leia aqui , após a tragédia no Rio Grande do Sul que matou quase 250 jovens durante um incêndio. Houve fechamento de casas noturnas em todas as cidades da região. 

Relembre os fatos mais importantes de fevereiro

Os prefeitos de Taboão e Itapecerica da Serra assumiram suas funções convictos de que a área da saúde era o grande desafio de suas administrações. Veja a avaliação do prefeito de Taboão da Serra aqui e a situação da saúde na cidade aqui . Ambos abriram concurso público para contratação de médicos em fevereiro, relembre aqui  e aqui 

Em fevereiro de 2013 o prefeito de Taboão da Serra, Fernando Fernandes e a deputada Analice Fernandes iniciaram os esforços para a implantação da ETEC na cidade, veja.

A política esquentou a temperatura dos municípios da região no mês de fevereiro. Em Taboão da Serra os vereadores aumentaram os salários de médicos e categorias da saúde - leia aqui - e reajustaram para R$ 16 mil os vencimentos dos secretários - saiba mais aqui.

As já tradicionais chuvas e alagamentos marcaram o mês em Taboão – relembre aqui .

Em Itapecerica da Serra o mês foi marcado pela mudança no horário das sessões da Câmara - relembre aqui e aqui, a mobilização contra a instalação da Fundação Casa - recorde aqui e aqui.

Também vieram de Itapecerica e Taboão da Serra as notícias mais marcantes de fevereiro. Em Taboão da Serra o prefeito Fernando Fernandes anunciou o fim da cobrança da Zona Azul – leia aqui  – e da ciclovia – aqui 

Já em Itapecerica o vereador Cléber Bernardes defendeu a implantação de rodízio de veículos similar ao que existe em São Paulo com a finalidade de reduzir o transito em Itapecerica. A proposta causou ampla polêmica – lembre aqui 

Acompanhe aqui os principais fatos que marcaram o mês de março


No mês de março a crise enfrentada pela gestão da IACTA no Pronto Socorro do Antena, em Taboão da Serra chegou ao estremo. Houve finais de semana em que mais de 300 pessoas esperaram até oito horas por atendimento de um único médico. Foi em março que o prefeito de Taboão da Serra, Fernando Fernandes, oficializou a saída da  Organização Social Iacta Saúde da administração do Pronto Socorro do Antena. Ele rompeu o contrato com a OS unilateralmente. A Iacta deixou a gestão do Antena após uma crise sem precedentes, cercada de críticas e com um passivo trabalhista elevado para saudar. Ainda nesse mês a prefeitura oficializou que a praça Luiz Gonzaga, vai deixar de sediar eventos para receber as obras de instalação do Poupatempo de Taboão. 

Também foi nesse mês que o ex-prefeito da cidade,  Armando Andrade faleceu aos 73 anos de idade vítima de câncer no hospital Albert Einstein. Ainda em Taboão a falta de água literalmente infernizou ao longo do mês a vida dos moradores de várias partes da cidade.Inconformados com o problema cada vez mais constante eles criticam a prestação de serviço feita pela Sabesp. Reclamam dos valores das contas e dizem que o atendimento da empresa é ruim.

O trânsito na entrada e saída de Itapecerica complicou a vida dos motoristas de modo particular ao longo desse ano. Já em março a reportagem do Jornal na Net tratava do problema  que travou a cidade provocando críticas e estresse dos moradores.  

No mês de março os casos de dengue deixaram as autoridades de Embu das Artes preocupadas. Em 3 meses o município  registrou 34 casos suspeitos de Dengue, dos quais apenas um foi confirmado. Mesmo assim o avanço da doença em várias cidades do país preocupa o município que optou pela realização de visitas domiciliares por região para combater o avanço da doença.

Veja também:

O que aconteceu em: Abril, Maio e Junho

O que aconteceu em: Julho, Agosto e Setembro

O que aconteceu em: Outubro, Novembro e Dezembro 

Comentários