Programa Se Liga na Rede já garante mais saúde para mil moradores de Taboão

Por Assessoria de Imprensa | 25/11/2013

Para 250 famílias de Taboão da Serra, o ano de 2013 trouxe uma grande mudança. Isso porque suas casas foram conectadas de graça à rede coletora de esgoto. O resultado é mais saúde e qualidade de vida para os cerca de mil moradores do Jardim Comunitário e do Jardim Mirna.

A conquista dessas famílias foi possível graças ao Programa Se Liga na Rede. Nessas casas, o Governo do Estado e a Sabesp fizeram de graça as adaptações internas para que a pia, o tanque, chuveiro e sanitários fossem ligados à rede coletora na rua. Com isso, mais de 1 milhão de litros de esgoto por mês passaram a ser enviados para tratamento. Além de evitar doenças, o programa melhora a condição dos córregos de Taboão e da represa Guarapiranga, onde eles deságuam.

No fim deste ano e ao longo de 2014, a Sabesp chegará a 1.380 imóveis conectados gratuitamente à rede de esgoto na cidade de Taboão da Serra. A ligação à rede coletora de esgotos garante mais saúde e qualidade de vida para os moradores e ajuda na despoluição de rios e córregos. Quando não existe a ligação intradomiciliar, o esgoto é lançado in natura nos corpos-d’água.

Quem tem direito


O Se Liga na Rede começa com a identificação das áreas que têm condições técnicas de aderir ao programa. São casas de famílias que ganham até três salários mínimos, em áreas vulneráveis e que tenham rede coletora que envie o esgoto para tratamento.

As casas beneficiadas são visitadas por uma Agente Se Liga para apresentar a iniciativa e explicar os benefícios da ligação de esgoto. Com a assinatura do Termo de Adesão, o imóvel é fotografado, a obra é agendada e executada. Ao final, a casa é entregue para a família em condições iguais ou melhores.

Num período de oito anos, a meta do Governo de São Paulo e da Sabesp é fazer a ligação para 192 mil famílias em todo o Estado. Os moradores podem obter mais informações pelo telefone 0800-0119911 (na Região Metropolitana de São Paulo) ou 0800-0550195 (interior e litoral). A chamada é gratuita.

Comentários