Parque da Represinha é o local escolhido para passear neste feriado

O Parque Ecológico da Represinha, localizado em Itapecerica da Serra, foi à opção de lazer encontrada por famílias Itapericanas e de cidades vizinhas, neste feriado prolongado. Com muito sol e dias agradáveis o passeio foi marcado por muito verde e pássaros cantando.


Com 4,3 hectares de Mata Atlântica, a Represinha possui uma diversidade de fauna e flora e a sensação de tranquilidade. Quem visita o local encontra uma boa opção para passear com a família e amigos. “Aqui tem uma boa estrutura de piquenique, lugar de diversão para as crianças e área verde”, disse Giovane Pereira, 43.


Quem também veio visitar o local foi o grupo de amigos de São Paulo. Convidados por um morador de Itapecerica eles afirmaram ter gostado do sossego do parque e garantiram o retorno para outro piquenique. “É uma opção boa, não tem muita gente, reservado e a estrutura é bacana, vamos voltar outras vezes”, disse Thiago Pitágoras, 28.


A ideia de visitar a Represinha foi do morador Cleberson Costa Junior, 28, que já é frequentador do parque e quis apresentá-lo para os amigos. ”Estávamos procurando uma opção para curtir a natureza, eles queriam ir a parques de São Paulo, mas eu sugeri aqui e todos gostaram”, disse Cleberson, que reclama da falta comunicação do local. ”Muitos moradores de Itapecerica não conhecem aqui, ele é pouco divulgado”, finalizou.


Morador de Itapecerica e frequentador antigo do parque Sidney Alves de Aguiar, 34, acha o parque uma boa opção de lazer, principalmente para ele que não tem muito tempo para viajar. “Eu nadava muito quando era criança, eu vinha muito aqui antes e depois da reforma é a primeira vez que visito. Eu gostei do que fizeram a gente não tem muito opção de lazer em Itapecerica e aqui é bom para trazer as crianças”, acompanhado da família e amigos Sidney aproveitou o passeio.


Quem visita o Parque Ecológico da Represinha tem um maravilhoso contato com a natureza. Mesmo antes de chegar ao local e passeando por seus vários hectares é possível ouvir passarinhos e conhecer diversos tipos de árvores com a informação dos seus nomes indígenas e científicos. Para quem tem filhos, o parquinho é feito de madeira e matérias ecológico, fazendo a criança interagir com a natureza e conhecer o meio ambiente, em meio ao mundo tecnológico atual.


Reclamações e melhorias

Alguns dos pontos negativos apontados pelos visitantes são a falta de segurança e alguns problemas com a manutenção do local. O Parque Ecológico da Represinha não possui guardas municipais e salva-vidas, segurança indispensável devido ao lago que circula suas instalações.
Conversando com algumas famílias foi possível ver o descontentamento nesses aspectos. “Precisa de cuidados com a manutenção de banheiros e bebedouros que não tem. Não tem onde beber água aqui”, disse Douglas Alves, 23, que complementou. ”Falta segurança também, alguém que faça uma ronda durante o dia”.


Edivan Alves, 45, veio ao parque junto com sua família e amigos para descansar no feriado. O empresário que mora em São Paulo, diz ter gostado do parque, mas que algumas mudanças devem ser realizadas. “Por se tratar de um espaço público precisa de uma segurança adequada, por mais que não se possa nadar precisa de um salva-vidas para as crianças. Também verifiquei problemas com a conservação dos bancos”, disse ao Jornal na Net.


Segurança e manutenção foram as principais reclamações de quem visita o parque, mesmo assim todos os entrevistados afirmaram que voltariam ao local, devido ao clima ameno e de tranquilidade.


Os únicos funcionários que trabalham na Represinha nos fins de semana e feriados são os porteiros, que muitas vezes não conseguem cobrir todas as necessidades do parque. Com apenas uma pessoa cuidando de todo o parque, a possibilidade de acidentes aumentam. O senhor João de Santana, 48, que trabalha no local há 3 anos e afirma que muitas vez tem que ligar para o GCM (Guarda Civil Municipal) para atender ocorrências internas.


Santana queixou-se do excesso de trabalho e a baixa remuneração recebida. “Nós fazemos o serviço da GCM, mas ganhamos um salário abaixo do mercado. Nosso turno é de 12 horas por 36 e ganhamos um salário mínimo”, afirmou o vigia que precisa trabalhar em outro local a fim de complementar a sua renda.


Observatório do parque está fora de operação


O parque conta ainda com um observatório de aproximadamente 22 metros de altura e 127 degraus. Esse equipamento deveria vir acompanhado de uma luneta, conforme projeto da gestão anterior, que permitiria aos visitantes do parque admirar a fauna e flora e o complexo hídrico da região, mas o local é fechado devido a não existir o equipamento e funcionários qualificados para acompanhar os visitantes.

Visite o parque:

Endereço:
Parque da Represinha
Estrada da Represinha, 1405 – Jardim Sampaio – Acesso pela Rod. Régis Bittencourt, KM 289 ou pelo Jardim Sampaio.

Funcionamento:

Quarta a Sexta-feira

Visitação monitorada Pré-agendada, das 09h00 às 17h00

Sábados e Domingos

Visitação Pública, das 09h00 às 17h00

Fotos do Parque


Comentários