Lune e Moreira criticam apoio do Conisud ao Poupatempo na Luiz Gonzaga

Por Sandra Pereira | 13/11/2013

O apoio dos prefeitos do Conisud à instalação do Poupatempo na praça Luiz Gonzaga, em Taboão da Serra, repercutiu na sessão desta terça-feira, 12, na Câmara Municipal. O vereador Luiz Lune  (PCdoB) rebateu na tribuna as declarações do prefeito de Embu das Artes, presidente do Conisud, Chico Brito (PT), dando conta de que a Luiz Gonzaga seria um pedaço de cimento que nem poderia ser chamada de praça – relembre aqui. Lune afirmou estar indignado com as declarações do presidente do Conisud, criticou o que chamou de concepção de praça do prefeito, lembrou os eventos sediados no local e mandou o prefeito cuidar da “saúde e dos assuntos da sua cidade”. O vereador professor Moreira também criticou a ação de Chico Brito. Já o vereador Ronaldo Onishi defendeu de tribuna o posicionamento do presidente do Conisud e das 8 cidades que formam o consórcio. 

Na sessão os vereadores se revezaram  tecendo elogios ao musical O Homem de Mancha. Érica Franquini, Cido, Ronaldo Onishi e o presidente da Casa, Eduardo Nóbrega, salientaram que a apresentação representa um marco na história da cultura na cidade. Os artistas que acompanhavam a votação de emendas ao PPA destinadas à cultura demonstraram satisfação com os elogios recebidos. Os parlamentares adiaram a votação do Plano Plurianual (PPA) alegando que precisam discutir mais a proposta, que define os investimentos que serão feitos em Taboão da Serra nos próximos anos.

“A concepção de praça do prefeito de Embu está totalmente errada. A Luiz Gonzaga já teve eventos importantes como a Ação Global, shows, e atividades para a terceira idade. É um absurdo o prefeito dizer que lá não é praça. Aquilo é uma praça, sempre foi e com muito orgulho”, disparou. 

Lune disse estar indignado com as declarações do presidente do Conisud chegou a declarar que quando faz visitas ao Antena constata que 30% dos atendimentos no local são de moradores de Embu das Artes. O vereador afirmou não estar negando atendimento aos moradores da cidade vizinha, mas afirmou que o fato demonstra que o prefeito deveria cuidar melhor da saúde em sua cidade.  

Quem também respondeu com dureza às afirmações do presidente do Conisud foi o vereador professor Moreira (PT). Moreira elogiou a trajetória política de Chico Brito mas criticou o apoio dele e do Conisud ao Poupatempo na Luiz Gonzaga. Segundo Moreira o governo federal aprovou o projeto de praça na Luiz Gonzaga e investiu meio milhão no local. 

“Mando recado para o Chico Brito não interferir em Taboão da Serra. Ele sabe que tem um grande movimento social na cidade para que a praça não seja retirada do povo. Sabe que como vereador do PT na cidade eu provoquei o Ministério Público e o Tribunal de Justiça para defender a praça”, afirmou Moreira. 

Coube ao vereador Ronaldo Onishi defender de tribuna o posicionamento do presidente do Conisud assim como das 8 cidades que integram o consórcio. Ele citou que o Poupatempo será utilizado por moradores de todas os municípios vizinhos que atualmente têm que ir à Santo Amaro e salientou que o prefeito de Embu das Artes agiu como estadista ao deixar de lado as disputas partidárias. 

“O prefeito de Embu das Artes trouxe o apoio das oito cidades do consórcio ao nosso Poupatempo. Isso mostra que Taboão está no caminho certo. É preciso deixar claro que o Chico Brito não falou por ele. Falou por oito prefeitos”, ponderou.

Comentários