Jorge Costa lança obras habitacionais do PAC em Itapecerica

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 25/05/2010

O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa, inaugurou oficialmente o início das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Horizonte Azul e Jardim do Carmo III, no ultimo dia 22 de maio. O evento realizado no canteiro de obras na Rodovia José Simões Jr. marcou o começo da preparação do terreno que vai receber o projeto.

"Essas novas moradias vão beneficiar as pessoas mais carentes, aquelas que sofrem com a falta de infraestrutura e com as enchentes. Essa situação tem que mudar e vai mudar, aqui elas terão saneamento básico, água, luz e telefone, tudo regularizado. As pessoas poderão dizer com orgulho que tem seu endereço", discursou o prefeito Jorge Costa.


O PAC do Horizonte Azul e Jardim do Carmo III prevê a construção de 896 novas moradias, mais a regularização de 1314 residências, em um investimento de mais de R$ 100 milhões, em uma parceria da Prefeitura de Itapecerica da Serra, Governo Federal e Governo Estadual, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU) e Sabesp.


"A gente deve comemorar cada passo, cada progresso num projeto tão complexo quanto esse. Ele é a materialização de um sonho para as pessoas que serão beneficiadas não só com moradia, mas com um aporte de equipamentos públicos", afirmou a secretária Nacional de Habitação, Dra. Inês Magalhães.


O projeto prevê a construção de habitações e urbanização das áreas de intervenção com sistemas de água potável e de esgotamento sanitário, drenagem, eletricidade, iluminação pública, vias interconexões domiciliares de luz, recuperação e preservação ambiental.


"Itapecerica vive em uma área muito complexa, sobretudo quanto à legislação ambiental, por se tratar de uma área 100 % manancial. Exatamente por isso o prefeito Jorge Costa merece os parabéns pois conseguiu e conquistou a união do governo federal, estadual e municipal para trazer esse beneficio ao bem estar da população através de um tremendo esforço", contou o representante da Secretaria Estadual de Habitação e CDHU, Dr. Antônio Sanches Lajarin.


Com a viabilização do projeto será possível o reassentamento das famílias que residiam em áreas de risco e das chamadas APPs (Áreas de Proteção Permanente), cumprindo com uma legislação estadual rigorosa que exige a retirada de edificações a menos de 50 metros de nascente da água e a menos de 30 metros da represa do Guarapiranga.


"A Caixa parabeniza o prefeito Jorge Costa pelo trabalho e pelo poder de negociação que tornou tudo isso possível. O que nos dá mais entusiasmo é saber que o projeto proporcionará ganho social, sim, mais também o ganho ao meio ambiente que será preservado para as gerações futuras", disse o representante da Caixa Econômica Federal, Augusto Cesar Merey Vilhalba.


Para o secretário de Obras e Serviços de Itapecerica da Serra, Carlos Hueb, o dia vem consagrar a dedicação com que a prefeitura tratou o projeto. "Nós, da Secretaria, através do Departamento de Habitação, nos empenhamos muito nesse trabalho desde o cadastro das pessoas que estavam em áreas de risco, passando pela elaboração e escolha do projeto e da liberação do terreno. A equipe realmente fez um grande trabalho", comemorou Carlos Hueb.


Estiveram ainda presentes ao evento os vereadores José de Moraes, Jonas Feijó, José Hélio, Regina Corsine e José Maria; secretário de Turismo, Antônio França; secretário de Cultura, Paulo Flamingo; superintendente da Autarquia Saúde - IS, Michelle Sales; o ex-prefeito de Embu Geraldo Cruz; entre outros.

 

Comentários