Formatura das primeiras turmas do Via Rápida emociona autoridades e alunos

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 27/10/2013

“Esse curso de 160 horas é o pontapé inicial para uma bela caminhada que vocês têm pela frente”. As palavras do prefeito Chuvisco, em discurso na formatura das primeiras turmas do Programa Via Rápida em Itapecerica da Serra, exprimem bem o sentimento dos cerca de 120 formandos que receberam o certificado do Senai no Auditório do Complexo Administrativo da Prefeitura, no último dia 24 de outubro.

Parceria da Prefeitura de Itapecerica com o Senai Osasco e Governo do Estado, o Via Rápida oferece cursos básicos de qualificação profissional de acordo com as demandas regionais, visando capacitar gratuitamente a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja ter seu próprio negócio.

Além de Chuvisco, compuseram a mesa de trabalhos a vice-prefeita Regina Corsini; a secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, primeira-dama Maristela Saback; o diretor do Centro Profissionalizante, Diogo Lima; e o coordenador de Relacionamento com a Indústria do Senai, José Erlan.

O prefeito parabenizou o trabalho da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social (SIDS) por conquistar os cursos em parceria com o Senai e contou sua relação com o órgão. “Eu estudei cinco anos no Senai e sei quanto esses cursos são reconhecidos no mercado de trabalho”.

Chuvisco aproveitou a oportunidade para anunciar que já assinou convênio com o MEC para a construção do Instituto Técnico Federal no município e está fechando parceria com o Governo do Estado para trazer uma unidade da Etec (Escola Técnica Estadual), ambas no Complexo Educacional de Itapecerica (Sítio dos Patos). “Provavelmente daqui a três anos estaremos formando mais ou menos 2500 alunos”, destacou.

Os cursos do Via Rápida desenvolvidos entre 19 de agosto e 11 de outubro, com carga de 160 horas, foram os seguintes: Auxiliar de Modelista de Roupas; Corte, Costura e Modelagem de Bolsas em Tecidos; Pintor; Confeitaria Básica; Manutenção, Montagem e Redes de Microcomputadores; Assistente Administrativo; Assistente de Departamento Pessoal; Assistente de Contabilidade. A partir de janeiro já há novas turmas, sendo que os alunos recebem uma Bolsa Auxílio no período do curso.

“Desejo muita sorte a todos vocês. Que coloquem em prática tudo o que aprenderam e divulguem os cursos que oferecemos, para que outras pessoas possam se beneficiar também”, desejou a secretária Maristela Saback.

A vice-prefeita Regina Corsini deixou uma mensagem de incentivo aos formandos. “Se olharem para as pessoas que admiram, verão que elas percorreram uma longa caminhada. O segredo é ter determinação. Se forem determinados para aplicarem tudo o que aprenderam, vão ter sucesso”, garantiu Regina.

A solenidade, que foi finalizada com a entrega dos certificados do Senai, contou com uma mensagem em vídeo de Paulo Skaff, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e do Conselho Regional do Senai-SP, e um discurso emocionado da formanda Jô, do Curso de Confeitaria.

O secretário municipal de Administração, José de Moraes, a assessora de Gabinete Juliana Nasraui, e o assessor especial da SIDS, Genivaldo Ferreira da Cruz (Dunga), prestigiaram a solenidade de formatura.

Comentários