Taboão da Serra inicia discussão de Políticas Públicas de Diversidade Sexual

Por Sandra Pereira | 20/10/2013

Com a meta de criar políticas públicas voltadas para atender a comunidade LGBT e fortalecer o combate a homofobia Taboão da Serra realizou no dia 16 a 1ª Roda de Conversa sobre Políticas Públicas de Diversidade Sexual do município. Durante o encontro foram apresentadas propostas visando assegurar a inclusão desse público. Outros encontros desse tipo devem ocorrer posteriormente.

Uma das propostas que o grupo pretende encampar é a realização da parada gay na cidade. Também se discutiu a necessidade de promover uma sensibilização nas unidades de saúde em torno da questão dos nomes dos travestis, que durante o atendimento preferem ser chamados pelos nomes que utilizam e não o nome oficial. Segundo Márcio Eduardo Carneiro, coordenador da roda, é preciso sensibilizar os servidores das unidades de saúde para aderir à essa prática.

A coordenadora estadual da Diversidade LGBT, Heloísa Helena Sobrin, participou do encontro e solicitou que seja apresentado ao prefeito Fernando Fernandes a proposta de um decreto para assegurar aos transexuais o direito de ser chamado pelo nome que utilizam nas unidades de saúde.

Para ela a finalidade do evento é promover, elaborar, coordenar e desenvolver programas e atividades que visem, de maneira efetiva, a atuação favorável ao respeito à dignidade das pessoas, independentemente da orientação sexual e identidade de gênero que possuam.

Para ela, o combate o combate à homofobia, campanhas e palestras, bem como projetos de capacitação e formação envolvendo servidores públicos, são essenciais para promover a integração.

Comentários