Mutirão da Saúde acontece neste sábado (19) em Taboão

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 18/10/2013

A Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Saúde, irá realizar mais um mutirão de saúde no dia 19 de outubro. Os atendimentos serão das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Parque Pinheiros, Santo Onofre, Suína, Jardim América, Panorama, Margaridas, Silvio Sampaio, Jardim Record, Santa Cecília, Salete e Jardim Helena. Na UBS Akira Tada não haverá atendimento médico, pois as consultas agendadas estão com datas próximas. 

A ação iniciou em agosto com a intenção de minimizar a espera por consulta médica, atendendo um total de 10 mil pacientes. No mês de setembro, em um único final de semana, foram realizados mais de 1800 atendimentos, o que diminuiu a demanda de agendamento para os meses seguintes.

Os mutirões contarão com atendimentos de psiquiatria, clinica médica, pediatria e ginecologia, de acordo com a demanda reprimida de cada unidade. Também serão realizadas outras atividades, como grupos de nutrição, psicologia, gestantes, fonoaudiologia, hipertensão, diabetes, auricoloterapia, entre outros. Haverá coleta de papanicolau, regulação de vagas, encaminhamentos, medicação e curativo.

No período da manhã, a equipe da Vigilância Epidemiológica fará um rápido monitoramento, casa a casa, da cobertura vacinal das crianças que tenha entre seis meses e menos de cinco anos. Caso a carteira de vacinação esteja desatualizada, a equipe irá atualizar imediatamente realizando aplicação das vacinas pendentes, em especial as Meningocócica C, que oferece proteção contra meningite, e Pneumocócica 10-Valente, que protege contra pneumonia e também meningite.


Comentários