Críticas contra prefeito e presidente da Câmara de Taboão pautam reunião do Conisud

Por Sandra Pereira | 18/10/2013

A reunião do Consórcio dos Municípios da Região Sudoeste de São Paulo (Conisud), para discutir a implantação do dispositivo de  retorno no Km 276 da Régis Bittencourt  foi pautada pelas críticas feitas ao prefeito de Taboão da Serra, Fernando Fernandes (PSDB) e ao presidente da Câmara, Eduardo Nóbrega (PR), que cedeu a sede do Legislativo taboanense para a realização da reunião e posteriormente recuou. Vários participantes taxaram a ação de absurda e incoerente.  No encontro houve a revelação de que o prefeito Fernando Fernandes teria proibido o presidente da Câmara de Taboão de sediar a reunião. A suposta ingerência rendeu duras críticas aos dois chefes de poderes.  O prefeito Fernando Fernandes disse ao Jornal na Net que não proibiu a realização da reunião na Câmara - leia aqui.

 “Na semana passada conversou comigo, esclarecemos tudo. Ele [Eduardo Nóbrega] colocou a Câmara a disposição. Ontem [quarta] ligou e falou que não poderia fazer a reunião no Taboão, porque tinha sofrido pressão do prefeito. O legislativo tem que ter autonomia”, criticou o prefeito de Embu das Artes Chico Brito.


Já o deputado Geraldo Cruz disse que o problema da BR não é do PT, dele e nem do prefeito Chico Brito. "Agora tem pessoas na administração pública que são individualistasse o presidente da Câmara de Taboão fala que eu e o Chico puxamos o retorno de Taboão para Embu e não aparece na reunião nem posso dar resposta. Um homem que preside um Poder e é mandado por outro não merece minha consideração. Aqui na Câmara de Embu quem manda são os vereadores. Agora se o Doda se comprometer com alguma coisa o Chico não vai interferir ”, declarou o deputado Geraldo Cruz, acrescentando que não há mais espaço na política para gestores individualistas e separatistas.

“Foi muito ruim quando o pessoal da ANTT percebeu essa divisão. O pessoal de Taboão  da Serra foi no DENIT e acabou criando um problema no governo. Estão chamando a pessoa que foi na Câmara de Taboão e falou bobagem. O individualismo estraga o coletivo. Ninguém faz nada sozinho nem em casa”, comentou o deputado. 

Já o prefeito Chico Brito Brito, presidente do Conisud, apontou que a atitude do prefeito e do presidente da Câmara não favorecem a ninguém e ainda fragiliza o Consórcio que tem como lema 8 cidades e um pensamento. “Nós vamos solicitar novamente a Câmara de Taboão. Queremos realizar a reunião lá. Vou procurar o prefeito pessoalmente e convidar ele para fazer parte da nossa luta regional. Enquanto isso vamos continuar o diálogo com a ANTT, mesmo com a ausência de outras autoridades regionais”, disse Chico Brito.

Ao contrário do que se esperava não houve anúncio formal da construção do dispositivo de acesso para atender os moradores da região do Pirajuçara. No próximo dia 30 de outubro, às 10h, técnicos da ANTT,  e da Arteris vão apresentar o projeto de construção do viaduto no km 276 além de outros investimentos previstos para a Régis Bittencourt. O local do encontro ainda é incerto. O presidente do Conisud, Chico Brito (PT), vai fazer carga para realizar a reunião em Taboão. Ele pretende enviar ofício à Câmara Municipal solicitando o espaço. Também disse que vai visitar pessoalmente o prefeito Fernando Fernandes para convencê-lo a se integrar às atividades do consórcio.

Na reunião do dia 30 os técnicos deverão fazer a apresentação do plano de trabalho de obras na BR. Chico Brito disse que a  população terá voz e vez na reunião. “Se existir um problema e não for possível arrumar solução técnica, os engenheiros vão ter que se virar”, provocou o prefeito Chico Brito. 

A reunião desta quinta-feira também contou com a participação do prefeito de Itapecerica da Serra, Amarildo Gonçalves, o  Chuvisco (PMDB),  de Embu-Guaçu, Clodoaldo Leite (PMDB), empresários da região, vereadores, o vice-prefeito de Embu das Artes, Natinha, o presidente da Câmara de Embu, Sandoval Pinheiro, o  Doda e o deputado estadual Geraldo Cruz.

Comentários