Festa de Adoração da Santa Cruz reúne público recorde de 9 mil pessoas em Embu das Artes

Por Outro autor | 20/05/2010

Cerca de 9 mil pessoas participaram em Embu das Artes, no último fim de semana (14 a 16/05), da tradicional festa de adoração de Santa Cruz. Por causa da comemoração religiosa, a rodovia Regis Bittencourt, no domingo, registrou 1 quilometro de congestionamento, na altura do km 283, entrada da cidade.

A preparação para a festa aconteceu ainda na quarta-feira à noite (12), com a celebração de uma missa, realizada pelo padre Sebastião, na capela Santa Cruz, no Mirante do Cruzeiro. No dia seguinte houve Reza do Terço e Ladainha, com rezadeiras da cidade. “O ato é para pedir a benção de Santa Cruz”, explicou o padre.

Feito o ritual, tudo aconteceu como manda a tradição com a apresentação de grupos folclóricos de Embu, Taboão da Serra, Carapicuíba, Cotia, Embu-Guaçu e Vargem Grande Paulista, cidades que formam o cinturão jesuítico do estado de São Paulo. A festa repete festejos iniciados nas aldeias indígenas, entre padres jesuítas e índios, a partir do século 17.

O público acompanhou procissão com carro de boi, Folia de Reis, apresentações teatrais e feira de artesanato. O palco principal teve Lucília & Luciana, Trio Sabiá, Mococa e Paraíso, Jackson Ricarti, Pedro Bento e Zé da Estrada.

A festa promovida pela prefeitura teve o patrocínio da  Caixa Economia Federal, que gastou R$ 40 mil.

Texto: Luis Roberto Moura

Comentários