Prefeitura de Itapecerica da Serra amplia atendimento do Transporte Escolar Adaptado

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 9/10/2013

A Prefeitura de Itapecerica da Serra, por meio da Secretaria de Educação, atende os alunos das duas unidades do Centro Municipal de Habilitação e Reabilitação Arco-Íris com Transporte Escolar Adaptado. Desde junho deste ano, cinco veículos com a adequação necessária, sendo três na unidade Centro e dois na unidade Santa Júlia, fazem o transporte de cerca de 55 alunos.

“Oferecer mais conforto e segurança para pessoas que já passam por grandes dificuldades é uma grande satisfação para nós”, ressalta o prefeito de Itapecerica da Serra, Chuvisco.

De acordo com a diretora da Educação Especial, Raphaela Queiroz, o serviço está sendo expandido a partir deste mês de outubro. “Estamos ampliando o atendimento para alunos que tenham necessidades e estudam em escolas regulares, os alunos de inclusão”, destaca Raphaela.

Os veículos adaptados contam com rampa de acesso e oferecem todo conforto aos atendidos. Enquanto uma van comum tem capacidade para 16 pessoas, os carros adaptados transportam 3 alunos especiais por vez, além de contar com dois assentos para acompanhantes.

Antes desse serviço, os alunos tinham diversas dificuldades para se locomover à escola; agora são transportados na própria cadeira de rodas. Mais do que conforto e segurança, os atendidos ganharam auto-estima. “Os pais agradeceram muito o novo serviço. Nós também percebemos que os alunos ficaram mais felizes. Eles comemoram o fato de poderem utilizar a mesma cadeira de rodas; sentem-se menos dependentes”, conta Neide Aparecida, diretora do Arco-Íris Centro.

Além do transporte de casa à unidade escolar, os carros adaptados levam os alunos do Arco-Íris até o Centro de Equoterapia, onde realizam atividades que ajudam no equilíbrio e desenvolvimento motor.

Comentários