Escola de Gastronomia de Taboão da Serra promove palestras para alunos

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 2/10/2013

Cerca de 30 alunos, dos cursos de Hotelaria, Eventos e Decoração participaram da palestra com o tema “Recepção Hoteleira”, quarta-feira, 25, na Escola Municipal de Gastronomia de Taboão da Serra.

O palestrante, Ivan Ferreira, deu dicas sobre o tratamento interpessoal que deve ser dado ao hóspede, os procedimentos de como se portar no ambiente de trabalho, os cuidados que devem ser tomados quanto à identificação das pessoas que frequentam o hotel e também discursou sobre as leis e processos judiciais que envolvem esse ramo.

Para a diretora da Escola, Lilian Ribeiro, a principal função é a qualificação do aluno profissionalmente. “O objetivo de trazer palestrantes de renome no mercado é justamente para que nossos alunos aprendam com os melhores”, falou.

O professor do curso de Eventos e Hotelaria, da Escola de Gastronomia, Rodrigo Moreira, falou da importância que as palestras promovidas têm para o conhecimento dos alunos. “Os cursos abrem possibilidades de crescimento profissional. Eles aumentam a oportunidade da própria pessoa dentro do mercado de trabalho, pois ela é inserida já com alguma experiência, com algum conhecimento, e essa prestação de serviço é muito valiosa”, disse.

A aluna, Daniela Matias Gomes, 38, procurou o curso para organizar eventos e festas. ”Acho muito importante esse tipo de conhecimento. São vários detalhes que aprendemos durante as aulas, e a experiência até o momento vem sendo positiva. Além disso, existe o apoio da própria escola com os alunos. Eles ligam pra avisar quando haverá aula, e inclusive semana passada fomos à Equipotel”, contou.

Visita a Equipotel

Além das palestras, os alunos da Escola de Gastronomia tiveram a oportunidade, no dia 19 de setembro de conferir a 51ª edição da Equipotel, considerada a maior feira de hotelaria e gastronomia da América Latina e uma das cinco maiores do mundo. 

Cem alunos dos cursos de: Recepção e Excelência em Atendimento, Camareira e Arrumador para Hotéis, Organização de Eventos e Assistente Administrativo, foram ao Anhembi prestigiar a feira.

Durante o passeio os alunos puderam conferir os lançamentos, tendências, serviços e inovações tecnológicas bem de perto, conhecendo ainda vários temas para capacitação e atualização no mercado de trabalho.

Cursos oferecidos:

Curso de Recepção/Eventos e Decoração - Segundas e quartas-feiras, em dois horários: 13h às 16h, e 18h30 às 21h30. Foi iniciado em 13 de agosto e tem previsão de término no dia 02 de outubro.

Curso de Camareira – Terças e quintas-feiras, em dois horários: 8h30 às 11h30, e 13h às 16h. Foi iniciado no dia 13 de agosto, e tem previsão de término para o dia 08 de outubro.

Há também inscrições abertas para o curso de Copeira, através de Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda.

Outros Cursos Oferecidos:

Boas Práticas em Alimentação - iniciante

Boas Práticas em Alimentação – intermediário - novo

Copeira - novo

Cozinha Básica e Intermediária 

Cozinha Regional e Internacional 

Decoração de Bolos e Doces para Festas

Panificação e Confeitaria 

Pizzaiolo 

Bartender

Garçom e Garçonete

Hostess e Hosts para Bares e Restaurantes - novo

Organização de Eventos

Camareira e Arrumador de Hotel 

Espanhol Instrumental para Hotelaria

Inglês Instrumental para Hotelaria 

Monitor Turístico- novo

Recepção e Excelência em Atendimento 

Recreação em Hotel - novo

Auxiliar de Lavanderia e Rouparia - novo

Auxiliar de Limpeza Hospitalar - novo

Camareira ou Arrumador Hospitalar- novo

Recepção em Clinicas, Consultórios e Hospitais - novo

Informática Básica (Windows e pacote Office) – novo

Por Maria Carolina Arantes

Comentários