Prefeito se reúne com secretária de Agricultura e Abastecimento do estado e APRI

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 26/09/2013

O prefeito de Itapecerica da Serra, Chuvisco, se reuniu na tarde do último dia 24 de setembro com a secretária de Agricultura e Abastecimento, Mônica Bergamaschi, e com representantes da APRIS – Associação dos Produtores Rurais da Região Sudooeste.

O objetivo do encontro foi apresentar para Mônica Bergamaschi o trabalho desenvolvido pela APRIS e seus produtores, além de estreitar relações para futuras parcerias entre a Associação, a Secretaria Estadual e a Prefeitura.

“Fizemos questão da visita da secretária pois acreditamos que atingimos um grau elevado de tecnificação na produção e de uso de matérial biológico contra pragas e doenças. Precisamos do apoio político agora para evoluir ainda mais”, disse o presidente da APRIS, Bernardo Makiyama.

A APRIS conta com 54 associados que possuem cerca de 500 funcionários e cultivam mais de 450 mil metros quadrados, sendo que 26 destes produtores atuam na área de hidroponia: técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta.

Chuvisco manifestou apoio aos produtores e disse querer ajudar em projetos que tragam maior produção, mais empregos e o desenvolvimento de uma tecnologia que alie maior produtividade com a preservação do meio ambiente.

“Podemos disponibilizar um terreno onde possa ser construído um laboratório da APRIS e auxiliar na formulação de projetos junto a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, como na chamada para o Micro Bacias II, que disponibiliza recursos financeiros para produtores. A gente espera também entregar o Banco de Alimentos da cidade que poderá comprar de produtores locais”, disse o prefeito Chuvisco.  

Bergamaschi elogiou a iniciativa do prefeito e afirmou também estar disposta a estabelecer parcerias na região. “Temos um orçamento de R$ 60 milhões na Secretaria e eu estou doida para gastar em bons projetos”, brincou a secretária.

Mônica também orientou os produtores a procurarem o Micro Bacias II que terá sua primeira chamada em outubro deste ano e outra em março de 2014. "É fundamental que o setor e, principalmente, a agricultura familiar, estejam organizados, para que possa acessar as políticas públicas que promovem a geração de emprego e renda", completou.

Após a reunião prefeito e secretária visitaram uma grande área de produção hidropônica, acompanhados do vice-presidente da APRIS, Hideo Kuramoto. Em seguida, Bergamaschi se encontrou com a vice-prefeita, Regina Corsini, na Casa da Agricultura do município.

Segurança

O prefeito Chuvisco anunciou durante o evento a compra de três veículos Hilux que irão auxiliar no patrulhamento da Guarda Rural. “Hoje a municipalidade conta com uma estrutura e parceria com os moradores que trouxe paz para o campo, estamos investindo ainda mais”.

O vice-presidente da APRIS, Hideo Kuramoto, agradeceu o prefeito pelo apoio e pela parceria que tem dado certo. “A gente pode considerar hoje que a área rural é tranquila e segura, graças ao trabalho da Guarda Civil Municipal e do prefeito Chuvisco”, contou Hideo.

Comentários