Segundo mutirão da Saúde atendeu mais de 6 mil pacientes em Taboão da Serra

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 30/08/2013

O segundo Mutirão da Saúde que aconteceu no sábado, 24 de agosto, nas doze UBS´s - Unidades Básicas de Saúde de Taboão da Serra, no Centro de Referência da Saúde da Mulher e na Central Odontológica superou os atendimentos realizados do primeiro mutirão onde mais de 4 mil pacientes tiveram as suas consultas antecipadas para minimizar a longa fila de espera. O balanço final apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde apontou mais de seis mil atendimentos. O mutirão foi lançado com o objetivo de antecipar consultas agendadas a longo prazo e assim minimizar o tempo de espera.

Em visita às UBS´s do Jd Margaridas, Jd. Salete e Parque Pinheiros, o prefeito Fernando Fernandes e a Deputada Estadual Analice Fernandes e a Federal Bruna Furlan ficaram surpreendidos com o fluxo de pacientes que ali passaram. “Vamos imaginar que essas pessoas teriam que aguardar a consulta para daqui a dois meses e com o mutirão conseguimos antecipar. O grau de satisfação desse paciente ficou nítido no rosto e na conversa que tive com alguns deles porque muitos não podiam esperar tanto tempo para ser atendido”, comentou Fernando Fernandes. 

Para a secretária de Saúde de Taboão da Serra, Dra. Raquel Zaicaner, “a expectativa era grande por parte da equipe com esse segundo mutirão porque tínhamos a certeza que atenderíamos um número de pacientes superior ao primeiro”.

Dra. Raquel lembrou que a adesão dos médicos foi de 100%, sendo muito grande também o comprometimento de outros profissionais como enfermeiros, dentistas, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos, fisioterapeutas, fator que contribuiu para o aumento significativo dos atendimentos. “Só para ter ideia de como o papel desses profissionais foi importante e fundamental apenas na UBS do Santo Onofre foram 1484 atendimentos entre as ações oferecidas”, disse a secretária. 

Em consulta com o Clínico Geral, na UBs do Jardim Margaridas, a paciente Maria Quitéria da Silva estava com o atendimento marcado para o mês de outubro. “Até entendendo que o prefeito Fernando Fernandes está tentando colocar a saúde nos eixos, mas, não poderia aguardar a consulta para daqui dois meses. Com o mutirão posso dar andamento nos meus exames e continuar com o meu tratamento”, disse a paciente. 

Já Valdinez Gomes dos Santos conseguiu ser atendida pelo Clínico Geral, na UBs Margaridas, uma vez que sua consulta também estava marcada para o mês de outubro. “A ideia do mutirão foi muito boa porque consegue atender as pessoas mais rápido e evitar complicações futuras para os pacientes”, comentou a paciente.

O mutirão em números

Passaram por consulta médica nas áreas de pediatria, psiquiatria e clínico geral 1471 pacientes. Na enfermagem outros 1520 pacientes, 366 atendimentos odontológicos e 3543 pacientes passaram por nutricionistas, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, ações educativas e administrativas com a marcação de consultas e exames.  

Ricardo Vaz

Comentários