Curso de cuidadores informais inicia em Taboão da Serra com aula inaugural

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 9/08/2013

A Prefeitura de Taboão da Serra, através das Secretarias de Saúde, Esporte e Lazer, Assistência Social e Cidadania, iniciou o curso de cuidadores informais, no dia 02 de agosto. A aula inaugural foi ministrada pela Dra. Maria Goretti Maciel, médica consultora da Sociedade Brasileira de Cuidados Paliativos. 

A ideia de capacitar os cuidadores surgiu após a prefeitura perceber a necessidades de uma atenção especial que as pessoas acamadas principalmente os idosos precisam. “Muitas vezes a família ou a pessoa que cuida, não está preparada para certas situações, estamos dando essa oportunidade para que a o cuidador informal possa ter mais conhecimento”, falou a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner.

Dividido em quatro módulos, o curso aborda primeiro a senilidade (processo de envelhecimento), psicologia e Assistência Social, depois segue com enfermagem, manuseio, curativo e higiene, no terceiro módulo, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e educação física e por último a nutrição, farmacologia, odontologia.


Após o curso, os cuidadores inscritos ainda terão o suporte psicológico oferecido pela Coordenação de Saúde Mental, através de rodas de conversa e terapia em grupo.

Inscrições para o curso 

Foram abertas 200 vagas para a capacitação, distribuídas nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro. Há ainda, vagas disponíveis para o mês de setembro, outubro e novembro.

As inscrições podem ser feitas na Secretaria da Saúde pelos telefones 4788-5636 ou 4788-5629.

Por Maria Carolina 

Comentários