/

Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Central de atendimento ao eleitor para recadastramento biométrico é inaugurada em Embu das Artes

Por Karen Santiago | 7/08/2013

central1

Karen SantiagoPrefeito discursa durante solenidade e promete fazer com que cidade seja exemplo nesse recadastramento

A prefeitura de Embu das Artes inaugurou na tarde desta quarta-feira (7), a “Central de Atendimento ao Eleitor da cidade”, no Parque do Lago Francisco Rizzo. A central será responsável pelo recadastramento biométrico obrigatório de 177.645 eleitores, a partir desta quinta, dia 8 de agosto, entre 8h30 e 17h. O recadastramento acontece até o dia 28 de fevereiro do ano que vem. Quem não comparecer terá o título cancelado. Na ocasião o prefeito Chico Brito recepcionou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), o desembargador Alceu Penteado Navarro. Brito, fez ainda o recadastramento biométrico, acompanhado do presidente da Câmara Municipal, Doda - veja álbum completo aqui.

De acordo com o prefeito, mais uma vez a cidade será exemplo com a realização do recadastramento, assim como no plebiscito pelo acréscimo “das Artes” no nome da cidade. “Faremos de tudo [poder executivo, legislativo e população] para que o recadastramento possa servir de modelo para o país”, afirmou. Ele defendeu o livre poder de democracia, com as recentes manifestações ressaltando que “é bom que a população tenha controle social sobre o estado e poder público”. Ainda, segundo Brito a cidade está entre as 39 da região sudoeste escolhida para fazer o recadastramento.

O desembargador não poupou elogios à cidade de Embu. “O que falar da cidade de Embu? Quem nunca trocou a efervescência de São Paulo para andar no centro da cidade das Artes, tranquila e com vocação artística ”, destacou. Navarro afirmou que não é por acaso que Embu foi escolhida para a realização do recadastramento, uma vez que teve a participação da população de forma espontânea no plebiscito dia 1º de maio para a mudança de nome “um engajamento cidadão – forte indicio para o recadastramento”, explicou. 

Por fim, ele pontuou que o próprio tribunal tem como acervo a peça do artista da cidade, Pascoal de 1970, intitulada “O Nascimento da Justiça Eleitoral Paulista”. O pesquisador do Centro de Memória Eleitoral, José D’Amico afirmou a reportagem que “a peça absoluta é um elo umbilical de Embu com a justiça Paulista”.

O prefeito trocou presentes com o desembargador. Brito deu um quadro de uma artista da cidade a ele, já Navarro o presenteou com um livro. Também participaram da inauguração a juíza Daniela Nudeliman Guiguet Leal, da 391ª Zona Eleitoral, cartório responsável pela coordenação do recadastramento, o juiz Gustavo Sauaia Romero Fernandes, da 341ª Zona Eleitoral e o procurador eleitoral substituto, Paulo Thadeu Gomes da Silva. Além dessas autoridades secretários municipais e vereadores também marcaram presença na inauguração.

Para atender a estimativa de revisão de 1.366 eleitores por dia, a central irá contar com 79 funcionários e 30 kits biométricos (escâner para captura de digitais e câmera acoplada a um miniestúdio fotográfico) e quase 80 funcionários envolvidos, 50 deles cedidos pela Prefeitura graças a um convênio firmado entre a União, por intermédio do TER, e a administração municipal, que também providenciou o espaço da central. 

Importante

Para o recadastramento biométrico será necessário levar documento de identidade e comprovante de domicílio eleitoral emitido entre agosto de 2012 e abril de 2013. Os eleitores de Embu das Artes deverão agendar previamente dia e horário, pelo site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) - acesse http://www.tre-sp.gov.br/biometria-2012/interior e clique no menu Agendamento; ou pessoalmente na Central de Atendimento ao Eleitor, localizado no Parque do Lago Francisco Rizzo (rua Alberto Giosa, 320, Centro).

- A partir do dia 8/8, todas as atividades de atendimento ao eleitor, como transferência de zona, alistamento, requerimento de 2ª via, além do próprio recadastramento biométrico, serão feitos apenas na Central do Parque do Lago Francisco Rizzo. A partir dessa data, os dois cartórios da cidade (Santa Tereza e Centro) não efetuarão mais tais serviços.

- Também serão obrigados a se recadastrar os eleitores, para os quais, a votação não é compulsória, como pessoas acima dos 70 anos de idade e analfabetos que possuem o título de eleitor.

Exposição memória eleitoral

A central, no Parque do Lago Francisco Rizzo, também irá sediar a exposição “Memória Eleitoral”, onde os eleitores da cidade podem conferir maquete, imagens de sedes da Justiça Eleitoral, fotos de personagens, títulos eleitorais desde a época do império e urnas de votação. Os visitantes poderão ainda assistir ao vídeo, cedido pela TV Bandeirantes, do histórico debate de 1982 entre os candidatos ao governo do Estado de São Paulo. Mediado pelo jornalista Joelmir Beting, o debate traz Jânio Quadros, Lula, Rogê Ferreira, Reynaldo de Barro e Franco Montoro em acalorados confrontos.

elizene silva dos santos

quero fazer minha biometria como faço ,morro embu ds artes me ajuda não consigo .

neuza teixeira batista melo

biometria do titulo eleitoral

Janete Francisca Ferreira

Quando que esse processo vai ser feito em Taboão da serra?

Maria Cristina Guimarães Cardoso

Como agendar o cadastramento em Embu das artes

zacarias

Cadastramento biometrico

Elaine de moraes

gostaria de saber se Taboão da serra e itapecerica da serra já está disponível o recadastramento biométrico .Obrigada.

26/07/2015

Vereador Sorriso atende pedido e praça no Jd. Santa Cruz recebe limpeza

24/07/2015

Mesmo em recesso, Câmara de Taboão permanece com atendimento ao público

21/07/2015

Vice-prefeito Natinha, Dra. Bete e Gilvan da Saúde filiam-se ao PTB de Embu

19/07/2015

Eleitor com título cancelado deve regularizar no cartório eleitoral

19/07/2015

Cortes de gastos internos são feitos em Embu para driblar a crise financeira

17/07/2015

Cartório Eleitoral de Itapecerica vistoria acessibilidade dos locais de votação

17/07/2015

Estudantes do CEPAM visitam Câmara de Taboão e ganham voto de louvor

17/07/2015

Vereador Eduardo Nóbrega acompanha obras do Parque Inocoop

17/07/2015

Vereadores de Taboão participam de web jornal da EE José Roberto Pacheco

30/07/2015

Taxa de desemprego sobe pelo quinto mês consecutivo na região

30/07/2015

Jd. do Colégio em Embu recebe mais de 1.500 árvores

30/07/2015

Coquetel marca inauguração da segunda unidade da Padaria Belas Artes em Taboão

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.