Jiu-Jitsu: a arte marcial da boa forma

Por Outro autor | 5/08/2013

Com o aumento de fãs do UFC, a procura por artes marciais nas academias aumentou muito. Uma delas é o jiu-jitsu, que utiliza como principais técnicas golpes de alavancas, torções e pressões para derrubar e dominar o oponente. O principal ambiente de desenvolvimento dessa modalidade foi nas escolas de samurais, a casta guerreira do Japão, mas há quem diga que o jiu-jitsu nasceu na Índia e que era praticado por monges budistas.

A modalidade é indicada para todas as idades. Segundo o professor de jiu-jitsu da academia K2, Adriano Constantino, é preciso adaptar o treino para cada tipo de pessoa. “Tenho alunos de 5 a 50 anos. Para ensinar arte marcial para uma criança é preciso muito mais cuidado. Faço isso de maneira lúdica, através de brincadeiras, sem cobranças. Já para os adultos, há gestos técnicos  e competitividade”, explica o profissional.

Esse esporte também é recomendado para quem deseja ter uma vida saudável e com muita disposição. Por ter um grande contato com a outra pessoa, essa atividade proporciona desenvolvimento físico e mental. “As pessoas ficam com mais autoestima e confiança, se sentem mais seguras e maduras. O convívio social também é importante. Alunos introspectivos ficam mais extrovertidos. Além da questão fisiológica, que é o aumento da resistência e perda calórica”, destaca Adriano.

Tanto homens quanto mulheres são adeptos da prática, que melhora o condicionamento físico e cardiovascular. As artes marciais que mais fazem perder peso são o jiu-jistu e o muay thai.

“A perda calórica, por aula, varia de pessoa para pessoa porque depende da intensidade do treino e da idade do aluno”, afirma o professor de jiu-jitsu, Adriano Constantino.

É comum ver alunos de jiu-jitsu com abdômen definido. Isso acontece porque durante as aulas, as pessoas fazem muitos movimentos diferentes, exercitando os diversos músculos do corpo, como explica o profissional: “você trabalha muito a movimentação do quadril. Durante a luta, existem movimentos de isometria, velocidade e explosão, sendo que a intensidade pode durar de 5 minutos a 1 hora”.

Para quem quer diminuir o stress, aprender técnicas de defesa pessoal e definir o corpo, o jiu-jitsu é uma ótima opção. Quem frequenta as aulas também tem um aumento da capacidade do organismo, flexibilidade, coordenação motora e reflexos.

Outros benefícios que a prática dessa arte traz é a melhora da respiração e a aceleração do metabolismo. Uma pessoa que treina numa frequência de 2 a 3 vezes por semana começa a perceber os resultados a partir de 2 meses.

BRUNA INNAMORATO

Comentários