Chuva impede manifestação no Embu; prefeitura não revoga aumento da tarifa

Por Sandra Pereira | 25/06/2013

A chuva forte que caiu nesta segunda-feira, 24, atrapalhou a manifestação agendada para ocorrer na prefeitura de Embu das Artes. Por causa do mau tempo o ato não foi realizado. Já a reunião da comissão de representantes do vempraruaembudasartes com o prefeito Chico Brito aconteceu normalmente, entretanto, não obteve o resultado esperado pelo grupo que reivindica a revogação do aumento da tarifa do transporte municipal. A tarifa dos ônibus de Embu das Artes ficou dois anos sem aumento, mas no começo desse ano sofreu reajuste de 22%. Os moradores da cidade também criticam a qualidade do transporte.

Uma nova reunião entre a prefeitura e os integrantes do movimento está marcada para ocorrer nesta quarta-feira, 26. O movimento vempraruaembudasartes promete novos atos na cidade até que o valor da passagem seja reduzido.

“Ao ser avisado que o movimento iria para rua de novo, o prefeito, propôs reduzir o preço da passagem, estabelecer um índice de reajuste menor, mas não deu nenhuma garantia”, disse um dos integrantes do vemprarua na cidade.

Entre os representantes do movimento que participou da reunião na prefeitura estão Wesley Michael, Maria Carolina Vanni, Victor Beltrão Rocha, Renato Gonda, Peterson Cabral, Wilian Lima, Edgar Izarelli de Oliveira, Francisco Mourão, Marcelo Ribeiro, Ronaldo Merces, Vanessa de Souza e Gabriel “Binho”.
Representando a administração participaram da reunião o prefeito Chico Brito, vice-Prefeito Natinha e os secretarios Geraldo Juncal, Paulo Giannini e Marcos Rosatti. Também participaram do encontro integrantes da Polícia Rodoviária Federal e da Guarda Civil da cidade.

O aumento de 22% na tarifa do transporte municipal de Embu das Artes coloca a cidade no terceiro lugar do ranking entre as que mais aumentaram o valor da passagem do transporte público, se comparado com todas as capitais brasileiras, segundo estudo exibido pelo portal G1. Mesmo assim a tarifa do transporte municipal de Embu é a mais barata em comparação com a de Taboão e de Itapecerica da Serra. 

Taboão terá manifestação nesta terça

Nesta terça-feira, 25, está sendo convocada nova manifestação em Taboão da Serra. A concentração está agendada para as 17 horas, na praça Nicola Vivilechio, de onde os manifestantes devem seguir para a Câmara Municipal. Dessa vez o movimento não tem a pretensão de fechar a Régis Bittencourt. 

 Em Taboão da Serra a pauta do movimento estará centrada na  redução da passagem e pretende incorporar  temas como a praça Luiz Gonzaga, Parque das Hortênsias, saúde e  educação no chamado padrão FIFA. 

 Já na próxima sexta-feira, dia 28, todas as cidades da região voltam a ser palco de manifestações. As concentrações estão marcadas para o final da tarde. A meta dos manifestantes é voltar a fechar a Régis Bittencourt.

Comentários