Experiência educacional de Taboão da Serra é referência em publicação da Unesco

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 7/05/2010

Com objetivo de contribuir para melhorar a educação no País, a Unesco em parceria com o Ministério da Educação publicou, na semana passada, o livro Interação Escola-Família: Subsídios para Práticas Escolares. A publicação destaca experiências brasileiras que aproximam a escola da família e foi organizada por Jane Margareth Castro e Marilza Regattieri.

Um dos programas que contribuíram para o estudo é o Interação Família Escola de Taboão da Serra. Pioneiro no País, o programa no qual os professores visitam seus alunos em casa vem estreitando a relação entre a família e a escola, diminuindo a repetência e melhorando o ensino municipal.

A iniciativa, que começou em 2005, ganhou o Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil – ODM Brasil 2007 -, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), braço da ONU nas causas inovadoras. E vem sendo referência para vários municípios brasileiros e até no exterior, como a cidade de Sundbyberg, na Suécia, que pretende implantá-lo.

Segundo o prefeito de Taboão da Serra, Dr. Evilásio Farias, “as inúmeras pesquisas nacionais e internacionais têm demonstrado que o apoio familiar na vida escolar dos filhos, impactam decisivamente na sala de aula. A experiência em nossa  cidade nos mostrou que isso é realidade”.

A política de educação adotada em Taboão da Serra vem contribuindo para melhorar os indicadores educacionais. Segundo dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados em junho de 2008, Taboão da Serra teve um aumento de 14,3%, nos anos finais da educação básica (de 5ª a 8ª série), com a média de 4,8 (em 2005 era 4.2)- o MEC previa que Taboão da Serra só atingiria essa meta em 2012. Nos anos iniciais (da 1ª a 4ª série), o município também teve um crescimento expressivo, de 8,9%, passando da média de 4,5 (em 2005) para a média de 4,9.

Para conhecer mais:

Programa Interação Família Escola de Taboão da Serra: www.taboaodaserra.sp.gov.br

Estudo Unesco Interação Escola-Família: http://www.unesco.org/pt/brasilia/single-view/news/interacao_escola_familia_subsidios_para_praticas_escolares/back/9683/cHash/65114e58db

Por Cristina Aguilera

Crédito da Foto: Ricardo Vaz

Comentários