Alesp aprova projeto que proíbe taxa de cobrança de visita técnica

Por Outro autor | 7/06/2013

A deputada estadual Analice Fernandes conseguiu aprovar na Assembleia Legislativa o projeto de Lei 536/2012, que impede que o consumidor seja cobrado pela taxa de visita técnica para a elaboração de orçamento, no Estado de São Paulo. O PL foi aprovado dia 05 de junho.

A proibição abrange as empresas prestadoras de serviços técnicos, sejam elas, autorizadas, credenciadas ou autônomas. A justificativa do projeto de Lei argumenta que a elaboração de orçamento para prestação de serviços não pode ser cobrada. 
O Código do Consumidor deixa claro em seu artigo 40 que o fornecedor de serviços será obrigado a entregar ao consumidor orçamento prévio discriminando o valor da mão de obra, dos materiais e equipamentos a serem empregados, as condições de pagamento, bem como as datas de inicio e término dos serviços. 

 “Na maioria das vezes, o consumidor é penalizado a pagar uma taxa de visita, independente o serviço ser realizado ou não. Você não pode ser cobrado para ter um orçamento”, defende a deputada Analice. 

O projeto de Lei precisa ser sancionado pelo governador Geraldo Alckmin para que se transforme em Lei e possa entrar em vigor.

Claudia Funari - Assessoria de Imprensa da deputada

Comentários