Prefeitura de Taboão da Serra investe na formação de educadores

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 6/05/2010

Durante dois anos, cem gestores da rede municipal de ensino de Taboão da Serra participarão de um programa inovador, o “Qualificação de Gestores da Educação”. Por meio dele, diretores, assistentes de direção e supervisores de ensino aprenderão modernas técnicas de administração escolar, com a ajuda de consultores e executivos.

As aulas, quinzenais, começaram no dia 04 de maio, no auditório da Secretaria de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e contou com a participação do Secretário de Educação, Professor Said Jorge Moraes, e a Chefe de Gabinete da Prefeitura, Marta de Betania Juliano.

 O programa será estruturado em quatro módulos – um por semestre: Escola Plena, Liderança, Equipe e Excelência. Os resultados, segundo especialistas, devem aparecer em curto prazo nas experiências dos gestores, pois esse é um programa que automaticamente faz um processo de reconstrução das práticas profissionais e pessoais por meio de reflexões, técnicas e dinâmicas de grupo.

 “Nosso primeiro encontro trouxe novas perspectivas para o nosso dia a dia como gestores. Perceber situações diárias, identificar ações e intervir sobre elas fazem parte desse processo. Às vezes não damos conta dessas atitudes e permanecemos os ‘mesmos’ sempre. Gostei muito, acredito que os próximos serão cada vez melhores”, afirma a Diretora da PAC Santa Margarida Maria Alacoque, Lucinéia Sulpino.

 Ao longo do curso de formação, as atitudes dos gestores serão amplamente discutidas por meio de diversas temáticas: Gestão Participativa; Administração do Tempo; Gerenciando Pessoas e Resultados; Administrando Competências; Relações e Conflitos; Solucionando Problemas; Motivando Pessoas; Tomando Decisões e Pensamento Sistêmico.

O Programa de Qualificação de Gestores é mais uma peça fundamental para manter o salto de qualidade no ensino público que Taboão da Serra vem alcançando nos últimos anos, como atestam as recentes premiações de alunos da rede municipal na Olimpíada Brasileira das Escolas Públicas, o aumento registrado nos índices do IDEB e o Prêmio ODM Brasil 2007, pela criação do programa Interação Família-Escola.

Em Taboão da Serra, os alunos já contam com o que há de mais moderno no processo de ensino e aprendizagem, com programas como o ‘Matemática Descomplicada’,  aulas de inclusão digital e lingüística, Grupos de Apoio Pedagógico entre outros .

“A preocupação com nossos profissionais da área educacional e as exigências do mundo moderno nos fazem rever e repensar continuamente a programação da Rede Municipal de Ensino. É com orgulho que verificamos que as inovações que a Prefeitura está  implantando vêm trazendo grandes melhorias, abrindo um imenso leque de possibilidades para tornar a gestão escolar mais competente e o aprendizado mais dinâmico para as crianças e jovens de Taboão da Serra, conclui o Secretário de Educação, Professor Said Jorge Moraes. 

Texto:  Cristina Aguilera
Assessora de Imprensa

Comentários