Tapetes de Corpus Christi atraem visitantes em Taboão da Serra

Por Sandra Pereira | 30/05/2013

Os tapetes de Corpus Christi coloriram as ruas do Tesouro, Filinto Miller, Armando Andrade e Ernesto Capelari, localizadas no centro de Taboão da Serra, nesta quinta-feira, 30.  A montagem dos tapetes começou durante a madrugada, se estendeu até o final da manhã. Integrantes das mais diversas comunidades católicas da cidade traduziram em imagens feitas com materiais reciclados, serragem, pó de café e muita cor a sua fé. Veja fotos aqui.

Entre os temas retratados nos tapetes desse ano os destaques ficaram com aqueles que representam a liturgia, a sagrada família,  eucaristia. O papa Francisco também foi retratado em detalhes em alguns dos tapetes. Eles também trouxeram mensagens de paz, amor, fé, esperança além de homenagens à vários santos e comunidades.

Ao longo do dia os tapetes detalhadamente confeccionados nas ruas da cidade receberam visitação dos moradores e membros da comunidade. Os que mais se destacavam acabam atraindo por mais tempo a atenção dos visitantes que se atentavam aos detalhes de cada figura, assim como a sua simbologia. 

O ponto alto do feriado de Corpus Christi na região central de Taboão da Serra foi a procissão sobre os tapetes que aconteceu às 17 horas seguida por missa celebrada no Santuário de Santa Terezinha que reuniu centenas de fiéis. 

Os tradicionais tapetes remetem à uma das mais antigas tradições da igreja católica. Com muitas cores, desenhos e formas eles lembram temas religiosos, e traduzem o sentimento de quem os idealiza. O público que visitou os tapetes aprovou a criatividade e o bom gosto de quem desenha os mesmos. 

A tradição dos tapetes de Corpus Christi une criatividade, fé e sensibilidade artística. Os desenhos dos tapetes são confeccionados com materiais simples como serragem colorida, areia, pedrinhas, açúcar e materiais  reciclados  como borra de café, tampinha s e  pets que são recolhidas nas igrejas pelos fieis durante todo o ano. 

Comentários