Exposição Retratos do Congado Paulista abre nesta quinta dia 23 em Embu das Artes

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 21/05/2013

O fotógrafo Reinaldo Meneguim registrou e mostra imagens do congado paulista em Embu das Artes, de 23 de maio a 12 de junho. São 40 fotografias em cores, 35x45, que revelam a religiosidade e o sincretismo das expressões populares. “O congado, com seus cantos entoados com a força da fé e da devoção, acompanhado pelo som dos tambores, violas, sanfonas, paiás, bastões e gungas, nos toca e transmite o que é ser brasileiro”.

Reinaldo Meneguim, fotógrafo, membro da Comissão Paulista de Folclore, dedicou-se por mais de uma década à pesquisa cultural no Estado de São Paulo e no Revelando São Paulo. Reuniu um valioso material fotográfico para apreciação e estudo, que mostra em suas exposições.

O congado é manifestação cultural e religiosa de influência africana, que ocorre em algumas regiões do País. É baseado na vida de São Benedito, a descoberta da imagem de Nossa Senhora do Rosário no fundo do mar e a representação da luta de Carlos Magno contra as invasões mouras. Segundo a lenda de Chico Rei, a origem das festas do congado está ligada à igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Nela, o escravo Francisco, batizado com o nome de Chico Rei, era imperador do Congo e veio para Minas Gerais com mais de 400 negros escravos.

A Exposição Fotográfica Retratos do Congado Paulista, promovida pelo Governo de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Cultura, abre no dia 23 de maio, quinta-feira, às 19h, no Centro Cultural Mestre Assis do Embu (Largo 21 de Abril, 29, Centro Histórico). Poderá ser visitada até o dia 12 de junho, das 9 às 18h. A entrada é gratuita.

Elke Lopes Muniz

Comentários