CREAS assiste 86 adolescentes de Taboão após violência doméstica ou sexual

Por Sandra Pereira | 20/05/2013

CREAS assiste 86 adolescentes de Taboão após violência doméstica ou sexual Taboão da Serra registra atualmente 86 adolescentes vítimas de violência doméstica e sexual atendidos nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) existentes no município. Todos os casos foram registrados após denúncias e estão espalhados nas mais diversas regiões da cidade. O número de adolescentes vítimas da violência doméstica ou sexual é considerado alto para o perfil de Taboão. Os dados são da Secretaria de Assistência Social.

Os jovens e adolescentes recebem acompanhamento escolar, participam de palestras, cursos e recebem atendimento psicológico. Na sexta-feira, 17, na sede do Taboão Prev servidores que trabalham nos Creas, Cras, além de funcionários da saúde e da educação participaram de uma palestra de capacitação promovida por especialistas da USP, com a finalidade de qualificar os profissionais da rede de atendimento para romper o ciclo da violência dos jovens assistidos pela rede CREAS e CRAS.

“O que fica claro em muitos casos é que o homem não está a procura de uma mulher. Ele quer mesmo é violentar uma menina”, afirma a secretária de Assistência Social, Arlete Silva. Ela admite que a pasta sozinha não consegue dar os encaminhamentos necessários para assegurar que esses jovens vítimas de violência consigam enxergar o futuro que existe além de suas experiências negativas. Nesse sentido ela destacou que é fundamental o funcionamento de toda a rede municipal composta também pelas secretarias de Educação e Saúde, primordialmente.

“A maioria desses casos de violência está diretamente relacionada ao consumo de drogas. Por isso precisamos que toda a rede funcione e trabalhe junta para tirar os jovens da violência e evitar novos casos”, disse, acrescentando ainda que a falta de organização familiar, a ausência de Deus e de valores acaba agravando o problema. Um dos pontos destacados pela equipe da USP que preparou a palestra de qualificação dos servidores foi a necessidade de se fazer reunião de planejamento, a fim de garantir que o atendimento às família e aos adolescentes vítimas da violência doméstica e sexual seja o mais qualificado possível.

Atualmente as equipes se reúnem semanalmente. Arlete Silva disse que o trabalho de investigação dos casos de violência doméstica e sexual contam com o apoio da Promotoria de Justiça e do Conselho Tutelar. Segundo ela, são os vizinhos quem mais denunciam os abusos, pedindo sempre que seja o mantido o anonimato. De acordo com ela a maior parte das denúncias é feita por telefone, ou por escrito nas sedes dos CREAS, CRAS, na secretaria e no Conselho Tutelar.

Para denunciar casos de violência domestica e sexual contra crianças e adolescentes em Taboão da Serra basta ligar para os telefones abaixo.

Serviço:

Secretaria de Assistência Social

Rua Luís Carlos Ventura, 79, Jardim Pirajuçara - cep: 06775-270 Telefone: 4138-8040 Email: sas@taboaodaserra.sp.gov.br

Conselho Tutelar de Taboão da Serra

Avenida Dr. José Maciel, 273 – Jd. Maria Rosa Telefones: 4701-1618 / 4787-3451

Comentários