Chuvisco cumpre compromisso e inicia formação continuada dos professores

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 23/04/2013

O prefeito de Itapecerica da Serra, Amarildo Gonçalves Chuvisco, cumpre mais um compromisso de campanha com o início, neste mês de abril, do curso de formação continuada aos Professores Alfabetizadores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. 

A Secretaria Municipal de Educação organiza, ministra e acompanha 220 professores inscritos, que estão empenhados em participar da formação pois visam seu aperfeiçoamento profissional e sua prática pedagógica, buscando o objetivo maior que é a alfabetização dos alunos na idade certa.

O curso, que é realizado na sede da Agendis (Agencia de Desenvolvimento de Itapecerica da Serra), faz parte do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), em que Governo Federal, estados e municípios reafirmam o compromisso previsto no Decreto 6.094/2007, que objetiva a “alfabetização das crianças até, no máximo, os oito anos de idade”.

As formações são ministradas pelos Orientadores de Estudo (OEs) que fazem parte do quadro do magistério da Prefeitura e são acompanhadas pelo Departamento de Apoio Pedagógico (SEDAP). Segundo Cristina de Moraes e Shirley Santana, são profissionais engajados e que acreditam na melhoria e qualidade da educação.

Os diferenciais do programa são: ações articuladas entre MEC, PMIS e SME; formação continuada dos professores; distribuição de materiais e recursos didáticos pedagógicos voltados para alfabetização e letramento; acompanhamento e monitoramento do rendimento do aluno através das avaliações externas e do município.

De acordo com o prefeito Chuvisco, “chegou a hora de oferecermos uma formação de qualidade aos nossos professores, o que vai atingir diretamente os alunos”. Já o secretário da Educação João Valério reafirma a importância de se alfabetizar os alunos da rede municipal na idade certa, ou seja, até os 8 anos de idade. Estar alfabetizado significa saber ler, escrever e entender o que está lendo. 

Comentários