Prorrogadas as inscrições para o Mapa Cultural Paulista

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 9/04/2013

O  Mapa Cultural Paulista, um dos projetos culturais de maior importância em São Paulo, está com as inscrições prorrogadas para as modalidades de Arte Visual (que compreende as áreas de Artes Plásticas, Desenho de Humor e Fotografia), Vídeo, Literatura (Conto, Poema e Crônica), Dança e Teatro. A exceção fica por conta da modalidade de Canto Coral, cuja inscrição, aberta desde o dia 22 de fevereiro, poderá ser feita até o dia 30 de abril.

Para cada uma das modalidades citadas, há um prazo estipulado para o término das inscrições. No caso da Literatura, as inscrições vão até o dia 12 de abril; para Dança, até o dia 20 de abril; para Artes Visuais, 08 de maio; para Vídeo, 16 de maio; para Teatro, 14 de junho. 

Os munícipes poderão enviar os materiais produzidos para a Secretaria de Cultura e Turismo de Taboão da Serra através do e-mail: sec@taboaodaserra.sp.gov.br. Além disso, é preciso que os candidatos entrem em contato com a Secretaria pelo telefone (11) 4135-1780, e confirmem o recebimento com os coordenadores Zé Maria ou Amaral Alves, em horário comercial.  
As primeiras etapas do evento, municipal e regional, acontecem em 30 de junho de 2013 e no 2º Semestre de 2013, respectivamente. A etapa estadual ocorre no 1º Semestre de 2014 e, logo após, na Fase de Circulação, já no 2º Semestre de 2014, os artistas serão convidados a expor as suas produções culturais em diversas cidades do Estado de São Paulo.

Informações pelo site da Prefeitura de Taboão da Serra no endereço: www.taboaodaserra.sp.gov.br

O Projeto

Criado em 1995, o Mapa Cultural Paulista, realizado pela Abaçaí Cultura e Arte – Organização Social de Cultura, é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura que tem como objetivo identificar, valorizar e promover intercâmbios de produção cultural no Estado de São Paulo, e, ao mesmo tempo, estimular a participação dos municípios em atividades culturais.
Durante o evento, são selecionados artistas de 13 regiões pertencentes ao Governo do Estado para participarem das diversas atividades culturais promovidas, distribuídas em quatro fases. Em todas as etapas os artistas em destaque apresentam os seus trabalhos primeiramente nos municípios de origem, depois nas regiões que estão localizados. Nas duas últimas etapas, os mesmos apresentam-se na capital paulista, e, logo após, circulam cidades de São Paulo, expondo os seus projetos.

Em Taboão da Serra

No período de 1997 a 2004, Taboão da Serra teve forte participação no evento. O município foi, à época, Sede Regional de Teatro, congregando grupos teatrais de 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo. Em 2003, a atriz Lidia Sant’Anna foi campeã Estadual do Mapa Cultural Paulista, e, na categoria ‘Desenho de Humor’, tivemos também o artista Bruno Hamzagic, que posteriormente consagrou-se campeão do Salão Internacional de Humor de Piracicaba. 


Comentários