Primeira plenária do Orçamento Participativo de Embu reúne mais de 200 pessoas

Por Sandra Pereira | 7/04/2013

Começou neste sábado, 06, de abril o Orçamento Participativo de 2013 de Embu das Artes. A primeira plenária do OP deste ano reuniu mais de 200 pessoas, entre moradores, lideranças, vereadores e secretários municipais. Na abertura o prefeito Chico Prefeito prestou contas à população das principais ações da sua administração no ano anterior. Falou das metas da gestão, explicou que o trabalho é feito com base no planejamento e nas ações definidas nas plenárias do OP.

 A primeira etapa que começa agora e vai até o dia 20 de julho. As plenárias devem ocorrer em todos os bairros da cidade. Já nos meses de agosto e setembro acontece a formação dos delegados do Orçamento Participativo. 

“A partir de setembro vamos voltar aos bairros junto com os delegados, vendo os problemas, verificando as demandas da população e definindo as prioridades para cada local. Assim como acontece numa casa, a prefeitura não consegue fazer tudo de uma vez só. É preciso planejar cada ação e definir o que tem que ser feito primeiro”, afirmou  o prefeito na abertura do OP.

Chico Brito explicou aos participantes que a cidade está dividida em vinte regiões administrativas. Ele garantiu que o OP vai estar presente em todas elas. O prefeito ressaltou o caráter educativo das plenárias que acabam orientando a população sobre as atribuições de cada ente federado nos investimentos feitos na cidade.

"Com o aprendizado adquirido aqui os moradores vão poder saber se tem políticos indo na sua rua prometer coisas que não cabe a ele fazer", disse. 

 O prefeito também apresentou um relatório das obras realizadas em sua gestão. Anunciou a  empresa que irá operar o novo terminal rodoviário: Vieira. De acordo com ele pelo menos 23 empresas de ônibus irão operar no terminal, oferecendo destinos para o litoral norte, sul e para várias partes do país. Entre as empresas citadas pelo prefeito estão Gontijo, Cometa, Itapemirim, Santa Catarina, Reunidas, Catarinense. Chico Brito disse que o terminal será inaugurado entre o final de maio e o início de junho.

Durante a plenária o prefeito disse que os secretários municipais têm a obrigação de estar atentos às demandas de cada local a fim de apresentar propostas para alcançá-las com brevidade.

Comentários